Página inicial > São Vicente do Sul > “Território que se educa”: Mostra apresenta trabalhos e discute ações em prol da valorização regional
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Segunda, 03 de Julho de 2023, 22h36 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, dia 30 de junho, o Campus São Vicente do Sul foi sede da Mostra Pedagógica do Curso “Território que se educa”, formação que teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento de ações junto às comunidades educativas locais, tendo em vista a promoção e a geoconservação do patrimônio natural e cultural da região.

Na parte da manhã, houve a Mostra de Banners, com a exposição dos trabalhos finais produzidos pelos participantes do curso, que eram professores/as e gestores/as advindos de Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul e São Vicente do Sul. Os temas abordados foram pesquisados e discutidos junto às comunidades, resultando em 24 banners sobre propostas de ações educativas a serem aplicadas nos territórios.

Segundo a pró-reitora de Extensão do IFFar, profª. Ângela Marinho, nos próximos dias, esse material seguirá em exposição, de forma itinerante, em cada feira de município e prefeitura. “Vamos começar com a Fecobat, aqui de São Vicente do Sul, e a Feicoop, lá em Santa Maria, e depois vamos para as outras feiras, para que as pessoas percebam o movimento grandioso que envolvem as professoras e os professores do território”, finaliza ela.

Na parte da tarde, houve roda de conversa em que se pretendia responder a seguinte pergunta: o que vamos fazer, coletivamente, para que o território Raízes de Pedra seja uma cidade educadora?. Cada um dos três grupos formados abordou um geosítio específico. Foram abordados o Cerro do Loreto (São Vicente do Sul), a Pedra Grande (São Pedro do Sul), e o Jardim Paleobotânico (Mata/RS).

Todas essas ações visam trabalhar em prol do desenvolvimento econômico e humano da região, tendo como foco o turismo baseado na sustentabilidade. Também está previsto o lançamento de um livro, contendo essas experiências, mobilizações e resultados.

O curso, assim como a Mostra Pedagógica, foi organizado pelo Comitê de implantação do Projeto Geoparque Raízes de Pedra, em parceria com a Coordenação do Programa Cidades Educadoras do Instituto Federal Farroupilha.

Ao final do evento, houve a certificação dos participantes. O curso, no total, certificou 250 pessoas.

batch DSC 3770

Alguns participantes após a entrega do certificado (Local: em frente ao NTG).

Geoparque e Cidades Educadoras

O projeto “Geoparque Raízes de Pedra” está em implantação desde 2021 através de uma parceria entre Instituto Federal Farroupilha, Unipampa, UFSM e prefeituras. Seu objetivo é o reconhecimento de um geoparque na região. Já o Programa Cidades Educadoras pretende potencializar o desenvolvimento humano e buscar a construção de cidades que melhorem a qualidade de vida das pessoas, através de um conceito expandido de educação. Os dois projetos se relacionam e ambos são conduzidos pela Pró-reitoria de Extensão do IFFar.