Página inicial > São Vicente do Sul > Estudantes realizam oficina de criação de charges com artista gráfico santa-mariense
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 05 de Julho de 2023, 16h47 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 28 de junho, um grupo de estudantes do Campus São Vicente do Sul participou de oficina sobre criação de charges, que foi ministrada pelo artista gráfico Jorge Ubiratan da Silva Lopes, conhecido como Byrata.

Organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura, a atividade buscou aproximar os estudantes das narrativas gráficas, de forma a introduzir características, diferenças e desafios dos variados formatos do gênero de História em Quadrinhos. Foram abordados tanto aspectos do texto, quanto do desenho, além da importância do tom humorístico e da capacidade de produzir uma visão crítica sobre um assunto.

Byrata é criador do personagem Xiru Lautério, que é inspirado na sua vivência campeira no interior de Tupanciretã/RS. Já em seu 8º álbum HQ, o Xiru levou Byrata à festivais nacionais e internacionais. Ele também é criador do Dinotchê, inspirado na paleontologia e cultura gaúcha.

A estudante Ana Lavínia Rodrigues de Oliveira, de 16 anos, participou da oficina e disse que foi muito interessante conhecer a trajetória e o trabalho do Byrata, assim como aprender um pouco mais sobre cada tipo de desenho”. Sobre a parte prática, ele também considerou os conselhos para a produção dos desenhos muito proveitosos.