Página inicial > São Vicente do Sul > Campus sedia fórum sobre acessibilidade nesta terça-feira, 1º de agosto
Notícias São Vicente do Sul

Campus sedia fórum sobre acessibilidade nesta terça-feira, 1º de agosto

Publicado em Segunda, 31 de Julho de 2023, 13h38 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O 187º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades ocorre no dia 1º de agosto, no IFFar – Campus São Vicente do Sul.

fórumacessibilidade notícia24072023

O Fórum discute a temática da política pública para pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com altas habilidades (PcAH) no território do Vale do Jaguari em conjunto com órgãos públicos e com a participação da sociedade, e a descentralização e universalização de ações que garantam a equiparação de oportunidades, acesso e cidadania.

Entre os objetivos do evento está a proposição de ações a serem operacionalizadas pelos gestores municipais para viabilizar a acessibilidade e a inclusão em edificações públicas e privadas, como escolas, clubes, praças, restaurantes, rede hoteleira e museus. No evento, também será discutida a temática das cidades educadoras e do projeto do Geoparque Raízes de Pedra.

As atividades são dirigidas a gestores de políticas públicas, entidades representativas de pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades da região, conselhos de direitos da pessoa com deficiência, parlamentares, secretários municipais, vereadores e prefeitos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível neste link. Os participantes inscritos receberão certificado de participação.

Em conjunto com o 187º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, ocorre o 2º Fórum Permanente da Política Pública para PcD e PcH do Vale do Jaguari e o 2º Colóquio de Inclusão do Geoparque Raízes de Pedra: Diálogo na e para uma Cidade Educadora.

O evento é promovido pelo IFFar, pela prefeitura municipal de São Vicente do Sul e pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders/RS).

Confira a programação:

Data: 1º de agosto de 2023

Local: IFFar - Campus São Vicente do Sul

• 8h30 – Recepção
  • 9h – Abertura
  • 9h30 – Atividade cultural
  • 10h – Painel: Direitos Humanos, Políticas Públicas, CIPTEA, Passe Livre: por uma cultura de acessibilidade universal
  • 11h – Roda de conversa: Debates sobre o Painel e apresentação das Questões Norteadoras para estruturar o debate e a construção de propostas e encaminhamentos
  • 12h – Almoço no Refeitório do Campus
  • 13h30 – Mesa redonda 1: Análise de demandas do território