Página inicial > São Vicente do Sul > Campus assina contratos do PNAE com quinze agricultores familiares do município
Notícias São Vicente do Sul

Campus assina contratos do PNAE com quinze agricultores familiares do município

Publicado em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 17h03 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul assinou 15 contratos oriundos da Chamada Pública nº 27/2023, que trata da compra de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar e visa atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O ato de formalização aconteceu no escritório municipal da Emater/RS-Ascar e contou com a presença dos agricultores e das agricultoras selecionados, do diretor geral, prof. Deivid Buttinger Dutra de Oliveira; do diretor de Administração, Gilson Parodes; dos servidores do Setor de Licitação e Contratos, Max Conterato e Gilliard Carillo; da nutricionista Carlise Prevedello; além de Eronita Pereira da Rocha e Jeferson Frasson Zajonz, representantes da Emater/Ascar.

Tal programa, instituído pela nº 1.1947/2009, prevê que, no mínimo, 30% dos recursos federais da alimentação escolar sejam destinados à compra de produtos diretamente da agricultura familiar. O objetivo, nesse sentido, é desenvolver os arranjos produtivos locais, garantindo a renda e a comercialização da produção para os micro e pequenos produtores locais. O direto de planejamento do Campus SVS, servidor Gilson Parodes, destaca que nesse último processo, o valor destinado para o PNAE foi maior, atingindo 60%. Nessa chamada pública, foram selecionados 15 fornecedores, cujos contratos terão validade de 1 ano e 8 meses. O total de recurso previsto é de R$ 158.613,00. “Para nós isso é muito importante, pois a instituição tem como visão o desenvolvimento local e regional. E o recurso ficando aqui na cidade acaba fomentando a economia do município”, comenta ele.

Deivid Oliveira, diretor geral, também salientou a importância da ação ao citar a relevância da alimentação escolar: “a gente vê a educação como a possibilidade de transformação e a abertura de novos de horizontes, e a alimentação escolar é entendida, por nós, como um investimento, pois garante a permanência dos estudantes“.

A implantação do programa PNAE começou a ser executada pelo Campus em 2017 e, desde lá, foi acompanhada pela Emater/Ascar, que é o órgão que presta a assessoria técnica aos agricultores selecionados. Relembrando a parceria com a entidade, Deivid destacou todo o trabalho de organização e sensibilização realizado pelo órgão para que este evento estivesse acontecendo ano após ano. “Nós entendemos a parceria que foi necessária naquela época, que está sendo agora, e que ela permaneça pela frente, para que cada vez mais possamos multiplicar os quantitativos, tanto de alunos e de produtores atendidos, quanto de recursos financeiros que chegam para a economia municipal”, finaliza.