Página inicial > São Vicente do Sul > Palestra aborda a importância da atuação em rede de catadores e catadoras de materiais recicláveis
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 17h24 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na noite de 15 de agosto, aconteceu, no Campus São Vicente do Sul, a palestra "A atuação da cooperativa única e a atuação dos catadores e catadoras em rede", ministrada por Lidiane Jaques e Alexandro Cardoso, ambos pertencentes ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

A atividade foi organizada pelo “Pilares para a Conexão Sustentável”, projeto desenvolvido no IFFar SVS, pela profª Simone Bochi Dorneles. O evento ocorreu no Auditório Central da instituição, reunindo acadêmicos/as dos cursos de Bacharelado em Administração, de Tecnologia em Gestão Pública, das licenciaturas, além de estudantes do integrado em Administração e servidores. Também participaram do evento, Fabiano Damasceno, diretor de Pesquisa, Extensão e Produção; e Gilson Alves Parodes, diretor de Administração do Campus SVS.

Na ocasião, Lidiane apresentou a experiência da Cooperativa de Trabalho UNICCA, de Cruz Alta/RS, cujo trabalho é referência na área de autogestão e educação ambiental. Alex Catador, como é conhecido, falou sobre a necessidade da autorresponsabilização de cada cidadão, assim como a responsabilidade institucional e governamental sobre o destino de resíduos. Clique na imagem para assistir à gravação:

capture 20240830 161241

O projeto “Pilares para a Conexão Sustentável” objetiva apoiar associações de catadores e catadoras da região, garantindo suporte à gestão dos aspectos do coletivo, das relações com o poder público e sociedade civil e de representatividade.

Atualmente, o projeto envolve 7 municípios e 8 associações, que são acompanhadas por professores e estudantes dos cursos de Administração e Gestão Pública. Simone conta que os participantes estavam visitando diversas cidades da região para a realização de diagnóstico, em função de participação do edital NOVO CATAFORTE, destinado ao fortalecimento e estruturação de Redes de Cooperativas e/ou Associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis.