Página inicial > São Vicente do Sul > Festejos da Semana Farroupilha movimentam o campus
Notícias São Vicente do Sul

Festejos da Semana Farroupilha movimentam o campus

Publicado em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 17h03 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

De 13 a 19 de setembro, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul realizou atividades alusivas aos festejos farroupilhas.

As comemorações iniciaram no dia 13, com a chegada da centelha da Chama Crioula -  trazida do CTG Cancela da Fronteira ao NTG do campus-, por cavalarianos seguidos do caminhão temático que carregava a comitiva do Campus SVS.

À noite, houve jantar típico com a estreia de coreografia da Invernada Trempe da Saudade e bailinho com a banda Gurizada do IF. O evento contou com a presença de Claudio Correia, ex-servidor do IFFar e, na ocasião, representando o Gabinete da UFSM; Veronica Padoim e Júnior Souza, respectivamente, patroa e coordenador artístico do DTG Noel Guarani (de Santa Maria/RS), além do Peão Farroupilha do RS, Willian de Moraes Gampert.

O tradicional Café Campeiro ocorreu na última quarta-feira, dia 18, a partir das 6h30min. O evento é realizado há aproximadamente 30 anos na instituição.

As atividades se encerraram no dia 19, com o Churrasco Farroupilha, reunindo estudantes, servidores aposentados e ativos, além de funcionários terceirizados. Na oportunidade, a equipe diretiva da reitoria do IFFar também se fez presente.

Anexos:

70 anos do Campus SVS

Este ano, em virtude do aniversário de 70 anos da instituição, foi realizada uma exposição com fotos, objetos e relatos que resgatam a história do Núcleo de Tradições Gaúchas da instituição - NTG Trempe da Saudade. Parte deste material pode ser acessado no pdf ao fim desta notícia.

A pesquisa histórico-cultural foi realizada por membros da Comissão Organizadora do evento, em entrevistas com servidores aposentados e ex-colaboradores.

No mês farroupilha, os/as estudantes da Invernada Artística também se apresentaram em várias cidades da região: São Pedro do Sul, no CTG Itaquatiá (14/09); Rosário do Sul, no CTG Crioulos do Caverá (16); Jaguari, no CTG Invernada do Chapadão (18); e Bossoroca, no Sinuelo das Missões (19).