Página inicial > São Vicente do Sul > Dia do Mel na Praça
Notícias São Vicente do Sul

Dia do Mel na Praça

Publicado em Segunda, 22 de Mai de 2017, 13h22 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Projeto "Dia do Mel na Praça" é uma iniciativa regional – acontece em nove municípios - Cacequi, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Itacurubi, Santiago e Capão do Cipó. Visa estimular e divulgar a Apicultura e demonstrar a relevância social, econômica e nutricional da atividade e do uso de seus produtos. Foi proposta pelo APL Apicultura VJ (Arranjo Produtivo Local de Apicultura do Vale do Jaguari), sediado na URI Santiago, e do qual o IFFar-SVS é parceiro.

As entidades envolvidas no município de São Vicente do Sul são Emater, Secretaria da Agricultura da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, AVIAPI (Associação Vicentense de Apicultores) e Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Como objetivos do projeto, tem-se; demonstrar a importância ambiental, econômica e social da atividade de Apicultura, como forma de incrementar a dieta da família ou para comercialização e desenvolvimento regional; mobilizar os apicultores e produtores rurais para a relevância da atividade apícola - e insetos polinizadores - na produtividade de todos cultivos agrícolas;  demonstrar a variedade de produtos que podem ser obtidos de abelhas, tanto para consumo da família, como para comercialização; estimular a geração de práticas sustentáveis nas propriedades rurais da região, demonstrar, para a sociedade de São Vicente do Sul, que a APICULTURA é um negócio rentável, capaz de agregar o trabalho da mulher e contribui para fixar os jovens nas propriedades da Agricultura Familiar.

Nesta 2ª edição do Dia do Mel na Praça,  que ocorrerá dia 26 de maio, dois cursos  do IFFar-SVS participam do evento. O curso de Agronomia - Turma I, assumiu  questões  ligadas à atividade de Apicultura, como  “Produtos das Abelhas”, “Segurança em Apicultura”, “Mortalidade de Abelhas”, “Abelhas sem Ferrão”,  “Calendário Apícola”, além de vídeos de Apicultura;  o Curso de Biologia, com análise e demonstração da origem da flora melífera, através da análise do pólen.

O evento permite a aproximação e troca de conhecimentos e saberes entre alunos, produtores, visitantes e profissionais da área, demonstrando que a atividade permite que o IFFar-SVS atue de forma mais direta nas áreas de conhecimento de seus cursos.