Página inicial > São Vicente do Sul > Dia C da Ciência - Experiência no CERN une países da Europa a América Latina
Notícias São Vicente do Sul

Dia C da Ciência - Experiência no CERN une países da Europa a América Latina

Publicado em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 08h30 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O dia 25 de outubro foi escolhido para mostrar à sociedade a importância das pesquisas e descobertas científicas realizadas nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de nosso país.

Entre as atividades realizadas por Escolas, Universidades, Institutos Federais, Museus e outros espaços próprios para divulgação do conhecimento, realizou-se uma experiência científica no CERN, acompanhada em tempo real em diversos países. O Instituto Federal Farroupilha – Campus SVS foi um dos participantes dessa atividade, quando servidores e estudantes da unidade puderam acompanhar a transmissão, que está disponível através do link abaixo:

O Laboratório de Pesquisas Nucleares do CERN (European Organization for Nuclear Research), situado na Suíça, realiza colisões de partículas atômicas, em níveis de energia próximas às existentes no momento do Big Bang, a fim de comprovar teorias sobre a origem e evolução do Universo.

O CERN dispõe da “máquina mais potente já criada pelo Homem” -  a LHC, que abrange 27 km de circunferência, efetua experiências cujos registros podem ser acessados por alunos de ensino médio, superior, pós-graduação e pesquisadores interessados em estudar as propriedades das partículas originadas em colisões dessa natureza.

No link abaixo você pode ver dez curiosidades sobre o acelerador LHC.

logo Dia da Ciencia