Página inicial > São Vicente do Sul > DIA DO MEL NA PRAÇA - REALIZADO NO DIA 20/05/2016
Notícias São Vicente do Sul

DIA DO MEL NA PRAÇA - REALIZADO NO DIA 20/05/2016

Publicado em Terça, 24 de Mai de 2016, 09h37 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No último dia 20/05/2016, foi realizada, na rua coberta da rua 7 de setembro, em São Vicente do Sul, a primeira edição do Projeto "Dia do Mel na Praça", uma iniciativa regional que visa estimular e divulgar a Apicultura, demonstrar a relevância social, econômica, nutricional da atividade e o uso de seus produtos. Participam do projeto 9 municípios do Vale do Jaguari.

Em São Vicente do Sul, as entidades envolvidas no projeto são: Prefeitura Municipal, EMATER, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul.

O projeto tem como objetivos: demonstrar a importância ambiental, econômica e social da atividade apicultura, como forma de incrementar a dieta da família ou para comercialização e desenvolvimento regional; mobilizar os apicultores e produtores rurais para a relevância da atividade apícola e insetos polinizadores na produtividade de todos os cultivos agrícolas; demonstrar a variedade de produtos que podem ser obtidos de abelhas, tanto para consumo da família, como para comercialização; estimular a geração de práticas sustentáveis nas propriedades rurais da região, alem de demonstrar para a comunidade de São Vicente do Sul que a APICULTURA é um negócio rentável, agrega o trabalho da mulher e contribui para fixar os jovens na propriedade da Agricultura Familiar

Três cursos do Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul participaram da 1ª edição do Dia do Mel na Praça: o curso de Zootecnia, com os alunos da turma 31 assumiram as atividades relativas a Produtos das Abelhas, Segurança em Apicultura, Mortalidade de Abelhas, Abelhas sem Ferrão e vídeos de Apicultura; o Curso de Alimentos, com alunos e Professores participaram mostrando produtos à base de mel, como farináceos e bebidas com degustação; o Curso de Biologia, com a demonstração da origem da flora melífera através da análise do pólen.

Destacamos a participação dos apicultores do município, mostrando e comercializando seus produtos e a interação entre público visitante, produtores e alunos.

O Dia do Mel na Praça/2016 proporcionou a aproximação, troca de conhecimentos e saberes entre alunos, visitantes e profissionais da área, além de permitir que o IFFAR – SVS atuasse de forma mais direta nas áreas de conhecimento de seus cursos. Nossos alunos estão de parabéns pelo empenho, dedicação e profissionalismo na organização e durante o evento.