Página inicial > Uruguaiana > Matemática EaD do IFFar obtém conceito 4 em avaliação do MEC
Notícias Uruguaiana

Matemática EaD do IFFar obtém conceito 4 em avaliação do MEC

Publicado em Terça, 23 de Mai de 2023, 08h42 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

O curso de Licenciatura em Matemática, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo IFFar – Campus Avançado Uruguaiana, obteve o conceito 4, de um máximo de 5, na avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Noticia Conceito mec 4 Matematica EaD

A Licenciatura em Matemática EaD é oferecida pelo Campus Avançado Uruguaiana através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além do município de Uruguaiana, o curso é oferecido em outras seis cidades que possuem polos de Educação à Distância ou Centros de Referência do IFFar: Santiago, Cachoeira do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel, Sobradinho e Candelária.

A avaliação a qual o curso de Licenciatura em Matemática EaD do IFFar foi submetido é a chamada Avaliação de Cursos de Graduação Presenciais e a Distância realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Ela serve para conceder o reconhecimento ou a renovação do reconhecimento dos cursos de graduação. É esse reconhecimento que possibilita às instituições de ensino superior a emissão de diploma aos graduados.

A partir dessa avaliação, é gerado um Conceito de Curso (CC) que vai até cinco. Valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. A Licenciatura em Matemática EaD do IFFar passou pelo processo de reconhecimento de curso, e obteve o conceito 4. De acordo com a diretora de Graduação do IFFar, Janete Maria De Conto, a avaliação condiz a um resultado “Muito Bom”.

Janete De Conto também explicou que a avaliação dos cursos oferecidos na modalidade EaD é a mesma à qual são submetidos os cursos presenciais. No entanto, os cursos à distância são avaliados em oito indicadores a mais. Alguns desses indicadores são o ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma digital que os estudantes acessam para realizar o curso), o material didático e o corpo de tutores (que são avaliados em relação à experiência, titulação, experiência em EaD dos professores, entre outros critérios).

Além da Licenciatura em Matemática, outro curso de graduação à distância do IFFar já passou pelo mesmo processo avaliativo. O curso de Formação Pedagógica de Professores para a Educação Profissional também foi reconhecido e obteve o conceito 4 na avaliação. Para a diretora de Graduação do IFFar, essa avaliação indica a qualidade dos cursos do IFFar para a comunidade, principalmente a externa.

Licenciatura em Matemática EaD pode ser institucionalizada

A oferta do curso de Licenciatura em Matemática EaD se deu a partir da adesão do IFFar a um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2018. O edital selecionava instituições públicas integrantes do sistema UAB para a oferta de cursos superiores EaD na área de formação de professores. Trata-se, portanto, de uma turma única, pois a instituição não concorreu em outros editais.

Janete Maria De Conto indicou que há a possibilidade de que o curso seja institucionalizado, ou seja, que seja oferecido regularmente e com fomento próprio do IFFar, desvinculado de programas governamentais, como o UAB. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário que seja feita uma sondagem – o que pode ocorrer ainda em 2023. No caso de o curso ser institucionalizado, ele já está reconhecido pelo MEC.

De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Matemática EaD, a formação busca:

• proporcionar o ingresso da população local e regional no ensino superior;
  • evitar a migração, principalmente dos jovens, para centros urbanos para qualificação profissional;
  • propiciar que os graduados atuem em seus municípios de origem;
  • estimular o desenvolvimento socioeconômico na região;
  • contribuir com a formação de profissionais da educação na área de Matemática, seja como primeira Licenciatura e/ou formação complementar.

IFFar obtém conceito 4 no Índice Geral de Cursos