Página inicial > Uruguaiana > Etapa Final do “Leap Hubs BR - Soluções de Desenvolvimento Sustentável”
Notícias Uruguaiana

Etapa Final do “Leap Hubs BR - Soluções de Desenvolvimento Sustentável”

Publicado em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 11h28 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

No dia 24 de outubro, na última terça-feira, ocorreu a Etapa Final do “Leap Hubs BR - Soluções de Desenvolvimento Sustentável”, no Plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. O projeto, que foi planejado e executado entre março e outubro deste ano, é uma iniciativa da parceria entre o IFFar e a Global Peace Foundation BR, coordenada pela Professora Stéphane Rodrigues Dias (IFFar) e pelo CEO da GPF BR Massimo Trombin. A iniciativa, que utilizou uma metodologia aplicada no Quênia pela GPF, é a primeira a envolver instituições públicas brasileiras. A ação, que envolveu três núcleos do Campus Avançado Uruguaiana, NAI, NIT e NUGEA, mobilizou estudantes e servidores de dois campi do IFFar, Uruguaiana e São Borja, com vistas ao desenvolvimento de soluções para problemas locais através de uma formação, de uma dinâmica de cooperação e de uma competição entre equipes envolvendo soluções tecnológicas sustentáveis integradas à Agenda 2030 da ONU.

Na competição, as equipes do campus Avançado Uruguaiana foram formadas por três estudantes do curso Técnico em Informática e três estudantes do curso Técnico em Administração. As equipes do campus São Borja, por sua vez, foram compostas por três alunos do curso Técnico em Eventos, juntamente com três alunos do curso Técnico em Informática.

Para além da competição, foram ofertadas mentorias, ministradas pelos docentes Rafael Ogayar Gomes (Campus São Borja), Ícaro Lins Iglesias (Campus São Borja), Rafael Baldiati Parizi (Campus São Borja), Thiago Depoi Stoll (Campus São Borja), Toni Ferreira Montenegro (Campus São Borja/Avançado Uruguaiana), Fábio Dias da Silva (Campus Avançado Uruguaiana), Alexandre Guandalini (Campus Avançado Uruguaiana), Elijeane dos Santos Sales (Campus Avançado Uruguaiana) e Thiago Cassio Krug (Campus Avançado Uruguaiana), mediadas pelos docentes Stéphane Dias (Campus Avançado Uruguaiana), Fábio Dias da Silva (Campus Avançado Uruguaiana), Toni Montenegro (Campus Avançado Uruguaiana), Anderson Rocha (Campus Avançado Uruguaiana), Márcia Márcia Dall'agnol (Campus Avançado Uruguaiana), Juliana de Magalhães Bandeira (Campus São Borja) e Jairo Oliveira (Campus São Borja), a fim de guiar os estudantes na criação, qualificação e desenvolvimento de suas soluções para as realidades locais, de modo a enriquecer os conhecimentos e habilidades dos grupos e a prepará-los para a etapa final do projeto.
Na etapa final, quatro equipes, duas do Campus Avançado Uruguaiana e duas do Campus São Borja, apresentaram seus protótipos de produtos alinhados a um dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU, para uma banca avaliadora constituída por autoridades acadêmicas do IFFar, a saber: a Professora Luciana Dalla Nora, responsável pelo Programa Institucional Agenda 2030, e a Professora Janete Arnt, Assessora Internacional do IFFar, e por autoridades da área da inovação dos dois municípios envolvidos, a saber: a diretora do SENAC Uruguaiana, Valeska Berman Machado, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização de São Borja, Darlan Santos Grziwinski. Também compuseram a mesa de cerimônia a Pró-Reitora de Extensão do IFFar, Professora Angela Maria Andrade Marinho, o Diretor do Campus Avançado Uruguaiana, Professor Jhonathan Silveira, a Vereadora Zulma Rodrigues Ancinello e os representantes da parceria IFFar-GPF, Professora Stéphane Dias e o CEO da GPF Massimo Trombin.
Tendo em vista o fechamento da ponte do Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui, em razão das enchentes, os estudantes e servidores de São Borja realizaram a sua participação de forma remota, mas não menos importante, organizados pela professora Juliana Bandeira.
A equipe “Green School”, composta pelos estudantes Luane Maciel Arce, Déborah Ximendes Rodrigues e Brenda Paola Moura dos Santos, alunas do Curso Técnico Integrado em Administração, e Ana Clara Sanhudo Regasson, Antônia Utzig Dutra e Luis Bernardo de Almeida Martins, alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, do Campus Avançado Uruguaiana, se destacou através da apresentação da proposta de implementação de hortas comunitárias automatizadas nos campi dos Institutos Federais com produção a ser distribuída para o público interno, ganhando um troféu para o seu campus, fornecido pelo Campus Avançado Uruguaiana, e um prêmio no valor de aproximadamente 5 mil reais, oferecido pela GPF BR.
Com a atividade, houve o fortalecimento da parceria IFFar-GPF Brasil, através da vinda do CEO da GPF BR para a etapa final do projeto e para promover atividades junto a cinco turmas de estudantes do Campus Avançado Uruguaiana. Igualmente, o projeto oportunizou o convite para o firmamento de uma parceria entre o IFFar e a Escola do Legislativo de Uruguaiana, o que abrirá um leque de possibilidades de desenvolvimento de ações conjuntas rumo ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU.
Com 46 estudantes inscritos, 14 servidores do IFFar atuando diretamente no projeto, uma instituição internacional parceira e uma instituição local interessada em parceria, o projeto salienta a importância da inovação sustentável e das parcerias institucionais, na leitura de que a educação, a ciência, a tecnologia e as instituições públicas e privadas precisam trabalhar em prol da superação de problemas locais.

Para saber mais: