Página inicial > Uruguaiana > Campus Uruguaiana apresenta a trajetória dos 10 anos: " De Campus Avançado a Campus” na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU)
Notícias Uruguaiana

Publicado em Terça, 11 de Junho de 2024, 12h38 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

Na quinta-feira (23/05), o prof. Jhonathan Alberto dos Santos Silveira, diretor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Uruguaiana, foi convidado para apresentar a  trajetória da instituição no município, desde sua implantação até o mês de maio, com  a conquista do status de campus.  O prof. enfatizou o tamanho da rede de educação, informando que está presente em todos os estados da federação, sendo uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

WhatsApp Image 2024 05 28 at 09.16.05 6

A abertura da palestra foi feita pelo presidente da Aciu, Luís Oscar kessler, que falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade.

tela01

A unidade do IFFar Uruguaiana tornou-se campus independente na primeira quinzena de maio, conforme portaria número 411/2024, do Ministério da Educação (MEC). Antes a unidade era ligada administrativamente ao Campus São Borja e denominada Campus Avançado.

Conforme Silveira, sendo “Campus Uruguaiana”, a instituição poderá ter mais investimento em infraestrutura, mais docentes e técnicos-administrativos em educação e, desta maneira, ofertando mais cursos e vagas, atendendo um maior número de alunos. Segundo o diretor, em todo o Brasil, mais 17 campi avançados tornaram-se campus.  Antes da alteração da unidade, a tipologia (tamanho) era 20/13, ou seja, 20 professores e 13 técnicos-administrativos em educação, atendendo até 400 alunos. Agora, passando a Campus 40/26,  com 40 professores e 26 técnicos-administrativos em educação, a capacidade de atendimento é para chegar a 800 estudantes.

Segundo Silveira, outra portaria do MEC, a 713/2021, já autorizava que estes números fossem flexibilizados em 30% para mais ou para menos, salientando que o Campus Avançado Uruguaiana possui 29 docentes efetivos e 16 técnicos administrativos e já vinha operando na tipologia 34/25, usando o percentual de outra unidade e atendendo a 415 alunos na unidade hoje. Dentro deste contexto, nos próximos anos o Campus Uruguaiana poderá funcionar com 54 docentes e 38 técnicos administrativos em educação, analisa.

IMG 20230531 WA0003 1

Atualmente a instituição oferece dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (médio + técnico): Técnico em Administração e Técnico em Informática, com três anos de duração. Também dois cursos subsequentes (pós médio) – Técnico Marketing, com um ano de duração e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com um ano e meio.

O diretor do Campus informou que para início de 2025 serão ofertados três cursos superiores. Presenciais serão Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No sistema EAD: Licenciatura em Matemática, pela UAB Brasil.

No Campus de Uruguaiana funciona o Núcleo de Inovação e Transferência de tecnologia – NIT, cuja finalidade é incentivar ações que tenham por fundamento o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo. Busca promover a integração do IFFar com empresas e comunidade, visando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Dentro dele, funciona a Incubadora do IFFar e o Laboratório IF Maker. A incubadora tem por finalidade estruturar o processo de incubação de empresas de base tecnológica por meio do desenvolvimento da cultura empreendedora e dar apoio a estas empresas nas fases de pré-incubação, incubação e pós-incubação e o Laboratório Maker é um ambiente colaborativo, facilitador de projeção, produção e consolidação de produtos e/ou serviços por meio da formação complementar em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Iffar.