Página inicial > Uruguaiana > Leishmaniose: Doença negligenciada que afeta humanos e cães
Notícias Uruguaiana

Leishmaniose: Doença negligenciada que afeta humanos e cães

Publicado em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 10h58 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

O IFFar Campus Uruguaiana vem suscitando discussões socioambientais entre a comunidade acadêmica, alertando sobre a importância de um gerenciamento ambiental para uma melhor qualidade de vida e saúde da população.
A convite da presidente do NUGEA, Diana Neves, veio ao Campus a coordenadora da vigilância ambiental do município, Laura Massia, a qual abordou o tema Leishmaniose, durante aulas de biologia da professora Anelise Cruz e entrevistas.
As rodas de conversa e entrevistas junto aos alunos os auxiliaram no desenvolvimento da PPI Internacional Desing Thinking “Arquitetos do Amanhã”, coordenada pela professora Stéphane Dias e pela One World United & Virtuous (EUA).
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como o manejo inadequado do meio ambiente implica em graves problemas de saúde pública, a exemplo da leishmaniose visceral humana, a qual se apresenta entre as mais importantes doenças negligenciadas no Brasil e está associada a condições precárias de higiene e degradação ambiental.
As aulas abordaram o ciclo de transmissão da enfermidade infectoparasitária, sinais e sintomas, formas de tratamento, controle e prevenção. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer como ocorre o diagnóstico, com a prática, em sala de aula, da aplicação do teste rápido para triagem, imunocromatográfico, para a detecção, em cães, de anticorpos para Leishmania. Foram também apresentadas armadilhas para captura de flebotomíneos, importante instrumento para monitoração da incidência de casos na região.
Ações de educação em saúde e meio ambiente, como essa que o IFFar Campus Uruguaiana vem promovendo, são valiosas estratégias para disseminar conhecimentos, práticas, tecnologias sustentáveis, que fortalecem relações saudáveis da sociedade na interação meio ambiente, saúde, e desenvolvimento sustentável.