Página inicial > Uruguaiana > PPI Design Thinking - Arquitetos do Amanhã
Notícias Uruguaiana

PPI Design Thinking - Arquitetos do Amanhã

Publicado em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 10h37 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

A Prática Profissional Integrada Internacional "Design Thinking - Arquitetos do Amanhã" é resultado de uma parceria com a One World United & Virtuous 🌎 (EUA), a Escola do Legislativo de Uruguaiana e a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN - Uruguaiana), e foi desenvolvida com as turmas de segundos anos dos nossos cursos técnicos integrados em Administração e Informática do campus Uruguaiana, por um coletivo de docentes e envolvendo os Núcleos de Ações Internacionais (NAI) e de Gestão Ambiental (NUGEA). Ao final do trabalho, que durou de fevereiro a agosto, os estudantes apresentaram as soluções locais desenvolvidas por suas equipes para uma banca constituída pelos professores, pelo co-fundador da One World United & Virtuous Joseph Carvin (EUA), por Ricardo Simas (Diretor da Escola do Legislativo) e por Guilherme Perlin (InovMun, ecossistema de inovação de Uruguaiana). Cada equipe apresentou como sua solução responde a um problema da civilização (falta de pacificação, usos da Inteligência Artificial e problemas de sustentabilidade socioambiental), com foco na cidade de Uruguaiana. Foram apresentadas 33 soluções locais, sendo que uma delas já está pronta para uso. Trata-se de um aplicativo que traz informações sobre as rotas e horários de ônibus da cidade. Tendo em vista o contexto dessa prática profissional integrada internacional, os estudantes Arthur do Amaral Jacques, Eduardo Antunes da Silva e Samuel Alvarenga Prates, da turma INFO 22 (2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática), buscaram trazer uma solução para a problemática do transporte público na cidade. A pesquisa de dados que eles realizaram, através de entrevistas e de ida a campo, apontou para a carência de um sistema de informação eficiente na relação população- transporte público. De modo específico, eles observaram a inexistência de um mapa virtual que traga as rotas das linhas e os horários de cada linha, prevendo os horários estimados em cada parada durante todo o trajeto. Nesse sentido, eles viram a oportunidade de criar um mapeamento das linhas com a adição de horários estimados de saída e chegada e durante o trajeto, considerando, se possível, disponibilizar um rastreamento em tempo real do veículo de transporte coletivo. O projeto pode ser acessado aqui: https://drive.google.com/file/d/1o7XoBmHJK_DMuUcfdlDf9ohE5KzRNzaY/view?usp=sharing. O texto está em inglês, como parte da PPI Internacional para a disciplina de Língua Inglesa, mas, ao final da apresentação, há um QRCode para o aplicativo, que está disponível em Língua Portuguesa.

O projeto internacional, proposto pela One World e desenvolvido pelo IFFar Uruguaiana, envolve ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização em Casa. Como resultado da PPI, temos 33 soluções locais desenvolvidas por estudantes.

Links para acesso às soluções (textos em Língua Inglesa):