Página inicial > Últimas Notícias > Curso dos Gestores de Extensão debate incubação social e internacionalização
Notícias IF Farroupilha

Curso dos Gestores de Extensão debate incubação social e internacionalização

Publicado em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 11h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Hoje (25), às 10h, foi realizada a abertura da quarta edição do Curso de Capacitação dos Gestores de Extensão no auditório do IFFar. Durante os dois dias de evento, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento e a articulação dos gestores de extensão através da qualificação, do aperfeiçoamento, da especialização e da atualização desses profissionais.

Anexos:

DSC 1173

Foto: reitora do IFFar, Carla Jardim, e pró-reitora de Extensão, Raquel Lunardi, falaram na mesa de abertura

Nesta edição, o tema do curso é a incubação social e a internacionalização. A equipe da Pró-reitoria de Extensão organizou atividades referentes à incubação social; espaços de reflexões, estudos e discussões acerca do desenvolvimento das ações de internacionalização nos campi como forma de integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão; e debates sobre o plano de ações da extensão para 2019.

Na abertura do evento, a Reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, destacou a importância da extensão nos últimos anos como uma ferramenta potente de aproximação com a sociedade, promovendo a articulação com os públicos periféricos e atuando de forma intensificada junto aos territórios de abrangência. Para Carla, “o respaldo social é fundamental para a razão de ser da instituição. Nesse sentido, a extensão se torna um importante espaço de comunicação e interação com a comunidade”.

Além disso, a Reitora se referiu à internacionalização como uma ação fundamental para a democratização da participação acadêmica, principalmente em uma sociedade cada vez mais globalizada. A Reitora finalizou com a alusão à possível curricularização da pesquisa e da extensão no próximo ano, possibilitando a todos os estudantes do IFFar a participação nestas atividades.

Já a Pró-reitora de Extensão, Raquel Lunardi, destacou os números positivos e em ascensão da instituição nesta área. “Em 2017, tivemos 200% de aumento no número de alunos com bolsas e voluntários, somando um total de 1200 estudantes e registramos ainda um aumento de 25% no número do público atingido, somando 60 mil pessoas”.

DSC 1189 redim

Foto: o diretor de Ensino do IFSul e a assessora de Relações Internacionais da Setec/Mec falam sobre internacionalização dos IFs

Na sexta-feira (26), a programação do Curso começou com uma palestra sobre a Internacionalização dos Institutos Federais. Ela foi ministrada pelo diretor de Ensino do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Miguel Dinis, e pela assessora de Relações Internacionais da Setec/Mec, Lia Pachalski.

A programação do curso conta ainda com mesas redondas e oficinas com palestrantes internos e de outras instituições convidadas. Veja a programação completa nos anexos desta notícia.