Página inicial > Últimas Notícias > IFFar efetiva 5 anos das diretrizes para cursos técnicos como referência nacional
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h12 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 2 de dezembro de 2013, por meio da Resolução nº 102, o Instituto Federal Farroupilha definiu as diretrizes institucionais da organização administrativa, didática e pedagógica para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Essas diretrizes normatizam a organização de todos os cursos técnicos ofertados na instituição. Essa resolução tem como principal referência a LDB nº 9.394/96, Resolução CNE/CEB nº 06/2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e os princípios do currículo integrado.

O processo de elaboração contou com ampla participação da comunidade acadêmica do IFFar. A Coordenadora de Assessoria Pedagógica da Pró-reitoria de Ensino, Daiele Zuquetto Rosa, explica que, no ano de 2013,  foram realizadas diversas reuniões, pesquisa com estudantes e consulta aos servidores para que todos pudessem contribuir com a discussão e construir de forma sólida a organização pedagógica, administrativa e didática dos cursos técnicos.

“Hoje diversos Institutos Federais fazem uso das nossas diretrizes, tendo elas como um modelo de organização pedagógica de êxito”, afirma Daiele. Consideradas como referência nacional, diversos servidores do IFFar são convidados por outras instituições para relatar o processo de elaboração das diretrizes.

Em 2017, as diretrizes dos cursos técnicos do IFFar foram apresentadas no I Seminário Nacional do Ensino Médio em Brasília e fizeram parte dos Anais da segunda versão do seminário neste ano.

Ao longo deste ano ainda, diversas palestras foram realizadas em Institutos Federais do país, como no IF Fluminense, IFAL, IFMA, IFAM, IFMT, IFG, IF Goiano, IFRS, IFTM e IF Sul de Minas. O IFFar foi representado, nestas ocasiões, pelo Pró-Reitor de Ensino, Édison Gonzague Brito da Silva, pela Coordenadora da Assessoria Pedagógica da Pró-reitoria de Ensino, Daiele Zuquetto Rosa, pela Diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos, Silvia Montagner, e pela Diretora de Ensino do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan.

No segundo semestre deste ano, o IFFar iniciou um processo de revisão da Resolução CONSUP nº 102/2013 com o objetivo de atualizar e qualificar os cursos. A intenção é que a nova versão das diretrizes seja publicada no primeiro semestre de 2019.

Acesse aqui a Resolução CONSUP nº 102/2013, que estabelece as diretrizes para os cursos técnicos do IFFar.

alegrete 4