Página inicial > Últimas Notícias > IFFar terá incubadora tecnológica em mais um campus
Notícias IF Farroupilha

IFFar terá incubadora tecnológica em mais um campus

Publicado em Terça, 30 de Abril de 2019, 17h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os campi do IFFar interessados em terem uma incubadora devem inscrever propostas até o dia 29. Na segunda etapa da seleção, as empresas interessadas precisam apresentar propostas. Conheça os benefícios de uma Incubadora Tecnológica.

incubadora

O Instituto Federal Farroupilha abriu seleção para uma nova incubadora em campi do IFFar no dia 15 de abril. De acordo com o edital que rege a seleção, os campi interessados em hospedar uma incubadora devem inscrever propostas até a próxima segunda-feira (29). A lista com os campi que tiveram as inscrições homologadas vai ser divulgada no dia 9 de maio.

Na segunda etapa da seleção, os empreendedores interessados devem enviar suas propostas entre os dias 10 e 31 de maio. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, que possuam a capacidade técnica necessária ao desenvolvimento de um produto ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico. Segundo o edital de seleção, caso a inscrição seja de pessoa física, não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída no momento da inscrição no edital. A proposta é apresentada na forma de um Plano de Negócio e um vídeo de apresentação do Plano de Negócio.

Os critérios de seleção do campi que vai hospedar a nova incubadora do IFFar serão baseados no Plano de Negócios das empresas candidatas.

O IF Farroupilha já possui três Incubadoras Tecnológicas instaladas nos campi Jaguari, Santa Rosa, e Panambi. No total, as incubadoras hospedam quatro empreendimentos.

IFFar oferece infraestrutura, qualificações e assessorias às empresas incubadas

O IFFar oferece uma infraestrutura completa para as empresas incubadas, incluindo espaço físico para a sede, mobiliário, sala de reuniões, segurança, internet e energia.

Além da estrutura física e tecnológica, as empresas recebem qualificações, assessorias e acesso facilitado a bolsistas e estagiários do IFFar. A incubadora também permite que as empresas estejam imersas em um ambiente educacional, realizando constantes trocas de informações e de conhecimentos com a comunidade acadêmica.

Os campi que hospedam incubadoras também se beneficiam dos empreendimentos de diversas maneiras, entre eles a abertura de vagas de estágio para alunos e as parcerias para a realização de pesquisas. Os alunos que participam de alguma maneira dos empreendimentos também têm o rendimento melhorado e diminuídas as chances de evasão.

A aproximação com os arranjos produtivos locais e o apoio ao empreendedorismo também são objetivos dos Institutos Federais. No ano passado, quando as primeiras incubadoras foram inauguradas nos campi, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, disse que estes espaços aproximam ainda mais a instituição de ações que promovam o desenvolvimento local e regional, sendo um espaço para alojar novos negócios e estabelecer parcerias para transformar a vida das pessoas e da sociedade.

Foto3 1

Foto: a reitora do IFFar (à esq.) participou da inauguração da incubadora no campus Jaguari, em novembro de 2018