Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recepciona 43 novos servidores no 12º Seminário de Acolhida
Notícias IF Farroupilha

IFFar recepciona 43 novos servidores no 12º Seminário de Acolhida

Publicado em Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Quarenta e três técnicos-administrativos e docentes que tomaram posse de seus cargos recentemente no IFFar participaram da 12ª edição do Seminário de Acolhida de Novos Servidores. O evento ocorreu nos dias 2 e 3 de maio no Auditório da Reitoria do IF Farroupilha.

seminário servidores 3

Foto: 12ª edição do Seminário de Acolhida recebeu 43 novos servidores do IFFar

Os Seminários de Acolhida de Novos servidores têm o objetivo de promover a ambientação, formação e desenvolvimento dos novos servidores no cotidiano institucional. De acordo com a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, o seminário é um momento de formação, de instrumentalização inicial para que os novos servidores possam desenvolver o trabalho com mais qualidade e eficiência.

A programação do evento contou com palestras sobre qualidade de vida, apresentação de setores e temas estratégicos da instituição e momentos de confraternização.

A última edição do Seminário de Acolhida recepcionou 50 servidores e ocorreu em abril do ano passado.

Institutos Federais são instituições únicas no mundo, diz reitora

A reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, proferiu a fala intitulada Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: cenário, desafios e perspectivas da Rede Federal de EPT, na tarde da última sexta-feira (3). Durante a palestra, a reitora contou a história da educação profissional e tecnológica no Brasil e da criação dos Institutos Federais (IFs).

seminário servidores 1

Foto: reitora do IFFar fala durante Seminário de Acolhida no Auditório da Reitoria

De acordo com a professora Carla Jardim, os IFs são instituições únicas no mundo por, entre outras razões, oferecerem ensino básico, profissionalizante e superior numa mesma instituição, serem pluricurriculares e multicampi e articularem de maneira ímpar a teoria e a prática. Além disso, segundo a reitora, os Institutos Federais quebram a separação histórica entre o fazer o e pensar e demonstram que o "trabalho e a ciência são coisas que caminham juntos".

Carla Jardim também defendeu a inclusão como um dos maiores valores dos Institutos Federais. De acordo com ela, esta é uma das "características fundantes" dos IFs, pois estas instituições, presentes em regiões distantes dos grandes centros urbanos, proporcionam o acesso ao ensino público e de qualidade a populações históricamente excluídas geograficamente.

Cortes orçamentários prejudicaram novas unidades do IFFar

No começo de sua fala, a reitora do IFFar falou sobre os cortes no orçamento do IFFar que o Governo Federal vêm realizando nos últimos anos. De acordo com ela, estes cortes prejudicaram principalmente os campi mais recentes do IFFar, que não conseguiram desenvolver uma estrutura tão completa quanto a das unidades mais antigas.

O Governo Federal anunciou o bloqueio de 30% no orçamento das instituições federais de ensino na terça-feira passada (30). O IFFar publicou uma nota oficial a respeito deste tema.

Secom