Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do IFFar realiza primeira defesa de mestrado profissional da Rede Federal
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 07 de Junho de 2019, 16h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O técnico-administrativo em educação do Campus Santo Ângelo, Evandro Both, foi o primeiro aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) a defender sua dissertação. A defesa ocorreu na tarde desta sexta-feira (7) na Reitoria do IF Farroupilha.

07062019 defesaprofept3

Foto: Evandro Both é Auxiliar de Biblioteca do IFFar - Campus Santo Ângelo

Evandro Both defendeu a dissertação intitulada "Projetos que colocam em risco a integração curricular - um desafio para o ensino médio integrado". No trabalho, ele analisou de que forma os projetos conhecidos como o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Escola sem Partido afetam o Ensino Médio Integrado na forma como é proposto pelos Institutos Federais (IFs).

Para abordar o tema, Evandro avaliou como os professores se colocam frente a estas propostas. De acordo com o pesquisador, a maior parte dos docentes se mostrou preocupada com as medidas.

Alguns professores também não conheciam ou desconheciam os detalhes destas propostas. O Profept prevê a elaboração de um produto educacional junto da dissertação. A proposta de Evandro Both foi a criação de um espaço de formação para docentes, técnicos e alunos no Campus Santo Ângelo acerca das temáticas abordadas no trabalho.

07062019 defesaprofept2

Foto: a defesa teve como banca os professores Gabriel Kehler e Marcele Homrich Ravasio (à distância, à direita na foto)

O trabalho foi orientado pela professora Letícia Brittes.

Mestrado é resultado do trabalho de diversos IFs

O Profept é um mestrado profissional oferecido em rede pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, foranm oferecidas mais de 908 vagas em 40 municípios brasileiros.

07062019 defesaprofept1

Foto: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, e a chefe do Gabinete da Reitoria destacaram a importância da defesa do mestrado do Profept

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, destacou que o Profept é o maior programa de mestrado do Brasil. Além disso, o programa possibilita a oferta de pós-graduação em municípios do interior. No IFFar, o Profept é oferecido no Campus Jaguari.

O coordenador do Profept do IFFar, professor Ricardo Rodrigues destacou que esta é "a primeira defesa de um curso construído por muitas mãos". Representado a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, a chefe do Gabinete da Reitoria, professora Angela Marinho destacou a importância do tema no contexto brasileiro atual.

Saiba mais sobre o Profept neste link.