Página inicial > Últimas Notícias > Desde 2018, 13 cursos do IFFar obtiveram conceito 4 ou 5 do MEC
Notícias IF Farroupilha

Desde 2018, 13 cursos do IFFar obtiveram conceito 4 ou 5 do MEC

Publicado em Quinta, 27 de Junho de 2019, 16h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Ao passarem por processos de reconhecimento e renovação, os cursos de graduação recebem um conceito de um a cinco do Ministério da Educação. Somente neste ano, quatro cursos do IFFar receberam nota máxima.

Oficina C Biológicas 3 Gabriel Brutti Oficina Botânica do Curso

Foto: oficina de botância do curso de Biologia do Campus Santa Rosa, um dos mais bem avaliados do IFFar (fonte: Gabriel Brutti)

No final do ano passado, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, falou sobre as avaliações. Para ela, “tais resultados demonstram a qualidade do ensino ofertado na instituição, os quais refletem o esforço coletivo de estudantes, servidores, terceirizados e estagiários. São atuações fundamentais e qualificadas que contribuíram para o excelente desempenho nestes processos”.

Para a diretora de Graduação do IFFar, Janete Maria de Conto, "a conquista desses conceitos indicam a qualidade do ensino ofertado pela instituição, mostrando a excelência da organização didático-pédagógica, da constituição do corpo docente e da infraestrutura". Ela lembrou que, no total, 38 cursos dos 55 ofertados pelo IF Farroupilha já foram avaliados pelo MEC. Destes, 97,5% receberam conceito 4 ou 5. Assim como a reitora, a diretora de Graduação do IFFar também acredita que "o trabalho coletivo institucional tem feito a grande diferença nos processos de avaliação externa".

Confira os cursos avaliados desde 2018 (por ordem de data de divulgação do conceito):

• Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - Campus Santa Rosa - Conceito 5
  • Bacharelado em Agronomia - Campus São Vicente do Sul - Conceito 5
  • Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Santa Rosa - Conceito 5
  • Bacharelado em Administração - Campus São Vicente do Sul - Conceito 5
  • Bacharelado em Administração - Campus Frederico Westphalen - Conceito 4
  • Tecnologia em Produção de Grãos - Campus Panambi - Conceito 4
  • Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Panambi - Conceito 5
  • Licenciatura em Física - Campus São Borja - Conceito 4
  • Licenciatura em Matemática - Campus Júlio de Castilhos - Conceito 5
  • Tecnologia em Alimentos - Campus Santo Augusto - Conceito 5
  • Tecnologia em Sistemas para Internet - Campus Santo Ângelo - Conceito 5
  • Tecnologia em Gastronomia - Campus São Borja - Conceito 5
  • Tecnologia em Sistemas para Internet - Campus Frederico Westphalen - Conceito 5

Saiba mais sobre os processos

Para reconhecimento: Quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma avaliação para verificar as condições de funcionamento do curso. Essa avaliação é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos, assim como a do Enade. A partir do conceito Enade, é calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão, novamente, avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente, terão visita in loco para este ato autorizativo.

Assunto(s): ,