Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de audiência pública sobre educação na Feicoop
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de audiência pública sobre educação na Feicoop

Publicado em Sexta, 26 de Julho de 2019, 13h39 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu uma audiência pública no dia 12 de julho, às 13h30, durante a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Participaram da atividade políticos, ativistas e representantes do IFFar, da UFSM, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e da Universidade Federal da Fronteira Sul.

DSC 0550

Foto: a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, fala durante audiência pública na Feicoop

A audiência pública teve como tema "os impactos dos cortes orçamentários nas universidades e institutos federais para os municípios gaúchos". De acordo com a reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, que fez uma fala durante o evento, esta foi a segunda audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RS desde o anúncio dos cortes no orçamento da educação pública brasileira.

Durante sua fala, ela explicou os impactos gerados pelo bloqueio orçamentário. Para a professora Carla, os impactos já são sentidos pelos alunos da instituição. Ela também aproveitou para lembrar que 80% dos estudantes do IFFar tem renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.

A reitora do IFFar afirmou desde que o bloqueio foi anunciado pelo Governo Federal, em 30 de abril deste ano, um terço do orçamento da instituição está indisponível no sistema governamental que gerencia os orçamentos. Do orçamento não contingenciado, apenas 40% foi recebido pelo IFFar até o mês de julho.

Carla Comerlato Jardim também anunciou algumas medidas tomadas pelo IFFar para redução de custos: suspensão de deslocamentos de viaturas oficiais, dispensa de servidores terceirizados, cortes de diárias para servidores e alunos, suspensão de eventos acadêmicos, entre outros. Mesmo com estas medidas, de acordo com a reitora, caso o corte não seja revertido, a instituição não teria condições de continuar funcionando a partir do mês de setembro.

DSC 0579

Foto: o diretor geral do IFFar - Campus Vicente do Sul também falou durante a audiência

O diretor geral do IFFar - Campus Vicente do Sul, Devid Dutra de Oliveira, lembrou que os cortes orçamentários na educação e na ciência prejudicam a soberania do país. Ele também afirmou que as instituições públicas de educação além de produzirem ciência, incentivam os alunos a pensar e enxergar a realidade de forma crítica.

Além da participação na Audiência Pública, o IFFar também participou de toda a 26ª Feicoop com um estande de divulgação de cursos e processos seletivos. A feira ocorreu entre os dias 12 e 14 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.