Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza debate sobre o Programa Future-se
Notícias IF Farroupilha

IFFar realiza debate sobre o Programa Future-se

Publicado em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 08h22 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar vai realizar um debate sobre o Programa Future-se nesta terça-feira (20), às 15h, no Auditório da Reitoria, em Santa Maria. A atividade conta com a participação da reitora do IFFar, do vice-reitor da UFSM e de um representante do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (Sinasefe).

convite future se 02 corte capa

A mesa de debate intitulada “O Programa Future-se e os possíveis impactos nas Instituições Federais de Ensino” tem participação aberta a toda a comunidade acadêmica e será transmitida pela internet, através da WebTV do IFFar.

Os participantes da mesa serão a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, o vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e o representante do Sinasefe, David Lobão.

Proposta está em consulta pública

O Programa Future-se foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) como uma forma de “promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos e ao empreendedorismo”.

A proposta está sendo discutida pelas instituições federais de educação. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne os reitores dos IFs, disse por meio de nota oficial que a proposta é “incipiente e enseja diversas dúvidas” sugerindo “traços de indefinições e imprecisões”.

O Conif também disse que a formulação da proposta deveria ter contado com a participação das instituições de educação e que seu anúncio deveria ter sido precedido de maior debate. Diversas universidades também se manifestaram sobre o assunto.

Nesta quarta-feira (14), o MEC prorrogou a consulta pública sobre o projeto até 29 de agosto. Qualquer pessoa pode participar da consulta, desde que se identifique com e-mail e CPF. A consulta é realizada através deste link.

convite future se 02

Saiba mais:

IFFar divulga informações sobre impactos do contingenciamento orçamentário