Página inicial > Últimas Notícias > IFFar lança edital de apoio para registro de Indicação Geográfica
Notícias IF Farroupilha

IFFar lança edital de apoio para registro de Indicação Geográfica

Publicado em Terça, 10 de Setembro de 2019, 17h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha lançou um edital para apoiar empresas e entidades representativas do arranjo produtivo local na elaboração de pedidos de registro de Indicação Geográfica. As propostas devem ser inscritas pelos campi até 30 de setembro.

oportunidadenoticiasite2

Produtos e serviços que sejam característicos de seu local de origem, apresentando propriedades ou atributos únicos, podem receber registro de Identificação Geográfica (IG), como os vinhos do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, ou o café produzido no Cerrado Mineiro.

O edital prevê apoio na forma de bolsas para coordenadores e alunos, treinamento, e assessoramento durante o processo de elaboração do pedido de registro de IG para até três campi do IFFar. Os servidores interessados em coordenar projetos devem procurar empresas e entidades representativas do arranjo produtivo (APL) local para aderir ao edital. Não há limite de propostas a serem submetidas por cada campus.

Os APLs são agrupamentos de empresas que têm por objetivo melhorar o desempenho produtivo, o que pode ajudar no desenvolvimento da economia regional. Fomentar estes arranjos produtivos é um dos objetivos dos Institutos Federais, de acordo com sua lei de criação.

De acordo com o edital, o registro de Indicação Geográfica induz o desenvolvimento do arranjo produtivo local, com potencial de aumento de demanda de seus produtos, bem como do valor agregado, gerando mais empregos e desenvolvimento social.

O documento também afirma que o IFFar pode se beneficiar deste processo por meio da atuação conjunta para identificar as características históricas, produtivas e sociais do APL, contribuindo para a formação de seus estudantes.

As informações completas estão disponíveis no Edital nº 357/2019 do IFFar.