Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de capoeira abre Semana da Consciência Negra na reitoria do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Apresentação de capoeira abre Semana da Consciência Negra na reitoria do IFFar

Publicado em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 17h47 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma apresentação de capoeira no Auditório da Reitoria do IF Farroupilha na última quinta-feira (14) abriu a programação da Semana da Consciência Negra, que conta ainda com exposição e palestra.

DSC 0742

Foto: apresentação de capoeira no auditório da Reitoria do IFFar

A apresentação foi feita por integrantes da Associação de Capoeira de Rua Berimbau. Antes da prática, Luiz Antônio Loreto, também conhecido como Mestre Militar, explicou as origens da capoeira.

Ele disse que a prática da capoeira foi criada no Brasil por pessoas escravizadas trazidas da África. Mestre Militar também explicou que a capoeira era uma forma de defesa disfarçada de ritual para que sua prática fosse permitida nas senzalas.

Em 2014, a Unesco considerou a Roda de Capoeira um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

DSC 0709

Foto: Luiz Antônio Loreto, conhecido como Mestre Militar, deu uma aula sobre capoeira e cultura afro-brasileira

A Associação de Capoeira de Rua Berimbau ensina a prática gratuitamente para crianças e adultos desde 2002. Criada em Santa Maria, a associação já está presente em diversas cidades do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e até da Argentina. Em Santa Maria, o grupo se encontra todos os sábados na Praça Saldanha Marinho.

Semana da Consciência Negra na Reitoria do IFFar

Além da apresentação de capoeira no dia 14, a programação da Semana da Consciência Negra na Reitoria do IFFar conta com uma exposição e uma palestra.

Hoje (18), ocorreu a abertura da exposição de fotos "Negras e negros na cultura, na ciência e nos movimentos sociais" com o fotógrafo Dartanhan Baldez Figueiredo. A exposição ocorre na entrada da Reitoria até o dia 27 de novembro.

A palestra "Escravidão e Emancipacionismo em Alegrete", com o servidor do IFFar, Márcio Jesus Ferreira Sônego, encerra as atividades no dia 27 de novembro. A palestra será transmitida pela WebTV do IFFar.

As ações são promovidas pelo projeto Café com Inclusão e pelo Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal Farroupilha.

DSC 0785

Foto: apresentação de capoeira no auditório da Reitoria do IFFar