Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre os 10 anos do IFFar está disponível online
Notícias IF Farroupilha

Livro sobre os 10 anos do IFFar está disponível online

Publicado em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 10h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O livro "IFFar 10 anos: ensaios dessa trajetória" está disponível no formato online para toda a comunidade. A publicação foi lançada no dia 13 de novembro de 2019, durante a 31ª Multifeira de Santa Maria (Feisma).

Anexos:

IMG 5229

Foto: livro foi lançado no estande do IFFar na Feísma com a participação de servidores da instituição

O livro 'IFFar 10 anos: ensaios dessa trajetória' apresenta um relato histórico oficial dos dez anos do Instituto Federal Farroupilha por meio de artigos. De acordo com o prefácio do livro, escrito por Eliezer Pacheco,"os IFs são a mais ousada e criativa política educacional já experimentada" no Brasil.

Foram criados, segundo Eliezer, através de "um debate democrático, envolvendo CEFETs, Escolas Técnicas vínculadas às Universidades e Agrotécnicas Federais". Eliezer Pacheco foi secretário de Educação Profissinal e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) de 2004 a 2011 e um dos idealizadores dos Institutos Federais.

O IF Farroupilha foi fundado em dezembro de 2008 e abriu suas primeiras turmas no começo de 2019. Uma breve história da instituição é contada pela reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, no capítulo de abertura do livro: "nascido a partir da união de duas autarquias cinquentenárias, o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul e a Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, e das então recém-constituídas Unidades de Ensino Descentralizadas de Júlio de Castilhos, e Santo Augusto, o IFFar integrou-se aos territórios das regiões Central, Noroeste e Oeste do Rio Grande do Sul, desenvolvendo larga diversidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão".

O livro "IFFar 10 anos" foi distribuído aos autores dos artigos e bibliotecas de todos os campi da instituição e pode ser conferido no formato online aqui