Página inicial > Últimas Notícias > Programa fomenta desenvolvimento de energias renováveis no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Programa fomenta desenvolvimento de energias renováveis no IFFar

Publicado em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 11h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Programa para desenvolvimento em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EnergIF é um projeto do Ministério da Educação (MEC), coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

O IFFar é participante desde 2017, quando professores do Campus Jaguari - que oferta o técnico em Sistemas de Energia Renovável, além de cursos de formação inicial e continuada na área - começaram a participar de capacitações da SETEC.

O EnergIF torna possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal a fim de reduzir as despesas de custeio com energia elétrica; impulsionar a aquisição de equipamentos de geração de energia e para centros de treinamento nas áreas de energia eólica, solar, biogás e eficiência energética; impulsionar a formação profissional e tecnológica em energias renováveis e eficiência energética com novos cursos; e fomentar pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo na área.

O processo de implementação do EnergIF no IFFar envolveu a visita do coordenador nacional do programa, Marco Antônio Juliatto, em agosto deste ano. Durante reunião do Colégio de Dirigentes, Juliatto ministrou uma formação - transmitida ao vivo pela WebTV - para dirigentes, coordenadores e professores de áreas relacionadas à temática, de todos os campi do IFFar. Outra atividade foi a constituição de um Grupo de Trabalho Institucional, também com representantes de todas as unidades, para elaborar um plano de ação quanto ao desempenho energético do Instituto.

Carla Comerlato Jardim, reitora do IFFar, destaca que, só neste segundo semestre, o Instituto Federal Farroupilha investiu 2,6 milhões na aquisição de usinas fotovoltaicas e medidores de demandas de eletricidade. Desse valor, 497 mil são oriundos de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Maria do Rosário; 260 mil, do orçamento institucional (após a liberação dos valores bloqueados recentemente); e 1,9 mi de recursos descentralizados pela SETEC/MEC por conta do programa EnergIF.

A partir dessas verbas, foi possível a aquisição de 40 usinas fotovoltaicas e 6 medidores de demandas de eletricidade que permitirão que os campi realizem estudos sobre consumo e adotem medidas de racionalização e diminuição do uso de energia elétrica. As usinas fotovoltaicas serão instaladas em diversas unidades do IFFar no primeiro trimestre de 2020.

Tais esforços visam, ainda, à implementação gradativa da Política Ambiental aprovada pela Resolução do Conselho Superior nº 072/2018, que tem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos como uma das diretrizes estruturantes. Essa Política pode ser acessada aqui.

Saiba mais sobre o EnergIF na página do programa.

Captura de Tela 2019-11-29 às 11.02.25.png

Foto: divulgação EnergIF