Página inicial > Últimas Notícias > Reportagem do Conif destaca importância de ações inclusivas no ambiente escolar
Notícias IF Farroupilha

Reportagem do Conif destaca importância de ações inclusivas no ambiente escolar

Publicado em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h31 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Três de dezembro é considerado Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para lembrar a data, a página do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou uma reportagem sobre o tema. A Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar (CAI) foi um dos destaques.

3 12 2019 IFFar valendo

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência busca conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como política, economia e cultura.

A reportagem publicada pelo Conif destaca o número de estudantes com algum tipo de deficiência atendidos pelo IFFar e a criação da CAI. Entrevistada, a coordenadora de Ações Inclusivas do IFFar, professora Fernanda Machado, explicou a criação dos Núcleos e a reserva de 1,5% do orçamento das unidades para ações inclusivas.

Fernanda Machado também disse que "quando a inclusão ganha visibilidade, sabemos que podemos fazer coisas interessantes. Quando vemos esses estudantes progredind e acessando outras possibilidades de aprendizagem e profissionais, nos sentimos recompensados".

O texto completo pode ser lido neste link.

Ações Inclusivas e WebTV do IFFar produzem vídeos educativos

Em 2015 e 2016, o Núcleo de Elaboração e Adaptação de Materiais Didático-Pedagógicos (NEAMA), alocado na CAI da Reitoria, organizou alguns vídeos educativos sobre o tema. O material está disponível no YouTube da WebTV do IFFar através dos seguintes links: