Página inicial > Últimas Notícias > Arandu será o nome do repositório digital do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Arandu será o nome do repositório digital do IFFar

Publicado em Terça, 31 de Março de 2020, 10h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Título foi a opção escolhida pela comunidade acadêmica em votação via Google formulários e pelo Instagram.

rd.jpg

O Instituto Federal Farroupilha vai disponibilizar um repositório digital com o objetivo de armazenar, divulgar e dar acesso à produção acadêmica da instituição. Para decidir o nome desse repositório, a comunidade foi convidada a votar entre dois títulos: Arandu e Lanceiros. A votação foi realizada de 19 a 30 de março, via Google Formulários, e também via enquetes do Instagram disponibilizadas no primeiro e no último dia da consulta.

Arandu ("du" é a sílaba tônica), palavra de origem guarani que significa "sabedoria, fonte de saber", foi o nome vencedor, com 849 votos:

Opções

Lanceiros

Arandu

Formulário Google (aberto de 19 a 30/3)

Enquete no perfil do IFFar no Instagram (19/03)

@if.farroupilha

Enquete no perfil do IFFar no Instagram (30/3)

@if.farroupilha

Total de votos

Saiba mais

Através do acesso gratuito e sem restrição, o repositório vai democratizar o conhecimento produzido no IFFar, já que qualquer pessoa poderá baixar e consultar o material de qualquer lugar, a qualquer momento.

O repositório terá trabalhos como TCCs e dissertações. Algumas das suas vantagens são:

• Aumento do impacto das pesquisas realizadas na instituição;
  • Aumento do número de citações dos trabalhos armazenados;
  • Reforça a autoria dos trabalhos e facilita a descoberta de plágio;
  • Facilita o mapeamento da produção científica brasileira;
  • Possibilita redução de custos com o armazenamento e gestão da informação;
  • Propicia a gestão efetiva da produção intelectual;
  • Possibilita a troca de dados entre diferentes sistemas;
  • Aumenta a visibilidade da instituição.