Página inicial > Últimas Notícias > CIE analisa ações institucionais frente à pandemia em oitava reunião

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias IF Farroupilha

CIE analisa ações institucionais frente à pandemia em oitava reunião

Publicado em Terça, 05 de Mai de 2020, 11h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 30 de abril, o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a oitava reunião. Entre as pautas, estavam relatos de dados sobre a pandemia, o andamento das atividades para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza e proteção individual, a realização de solenidades de formatura e a antecipação das férias de verão.

tb

Relato de dados relativos à pandemia

A reunião iniciou com a apresentação dos dados relativos ao Coronavírus nas cidades em que há unidades do IFFar a partir do relato de casos suspeitos, monitorados, descartados e confirmados.

Plano de aquisição de materiais de higiene, limpeza e proteção

Na sequência, foi discutido o andamento das atividades do Grupo de Trabalho para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza de ambientes e proteção individual da comunidade acadêmica, promovendo a prevenção de contágio pelo Coronavírus.  Serão realizadas reuniões semanais com o grupo para elaboração do documento. O plano de ação visa à compra de insumos e a organização de estratégias de prevenção. A Reitora do IFFar, Carla Jardim, pontuou que a curva de contágio deve cair, mas as ações devem ser pensadas até o final do ano.

Solenidades de formatura

Outro ponto discutido na reunião foi a realização de solenidades de formatura. A Reitora pontuou não vislumbrar possibilidade de realização de eventos institucionais com aglomeração de pessoas durante o ano corrente e salientou que o calendário de formaturas poderá ser flexibilizado, de forma que, havendo condições no próximo ano, tais eventos possam ser realizados.

Antecipação do calendário acadêmico

Na continuidade, foi discutida a pauta relativa à antecipação do calendário acadêmico. O Diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, pontuou sobre o adiantamento das férias. O Pró-reitor de Ensino, Edison Brito, lembrou que se faz necessária uma pausa entre um período e outro, entre um ano letivo e outro.  A Reitora destacou que é preciso reestruturar o calendário com vistas à questão legal.

Portaria nº 55 da CAPES

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Arthur Frantz, mencionou a publicação da Portaria nº 55 da CAPES, a qual permite aos programas de pós-graduação a prorrogação do calendário acadêmico. Conforme o Pró-reitor, a portaria prorroga o período de bolsas e retira dos critérios de avaliação dos cursos o tempo de defesa. Arthur lembrou da preocupação dos colegas que estão em processo de qualificação e salientou que o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT segue com as atividades de forma remota, não havendo a necessidade de prorrogação do calendário.  Além disso, informou que a MEPT de 2020 ocorrerá por meio das tecnologias digitais.

Parecer do Conselho Nacional de Educação

Após, Lurdes Zanchetta pontuou sobre parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE que traz orientações para a educação básica e superior, publicado no dia 29 de abril. O Pró-reitor de Ensino, Edison Brito, salientou que o documento é orientativo e pode ser aplicado pela instituição. Edison pontuou que os cursos do IFFar não foram transformados em cursos a distância, porém estão sendo utilizadas metodologias desta modalidade para dar seguimento aos cursos, de forma não presencial, a partir do entendimento de que tais atividades contribuem para a não evasão. Ainda, salientou que o documento precisa ser homologado.

E-mail institucional aos estudantes

Na sequência, foi debatida a pauta relativa ao fornecimento de e-mails aos estudantes. A Reitora do IFFar pontuou que a equipe de Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) gerou novos e-mails aos discentes, a partir da mesma plataforma utilizada para os e-mails dos servidores. Carla também mencionou que foi enviado um memorando circular dando ciência sobre a migração para o e-mail Google e orientando sobre a ativação.

Atividades após a suspensão do calendário acadêmico

Por fim, a Reitora pontuou sobre as atividades realizadas pelos servidores a partir da suspensão do calendário acadêmico, salientando que haverá um conjunto de atividades mediadas pelos servidores que atuam na atividade fim que seguirão sendo realizadas, a partir de outra dinâmica. Também será elaborado um documento com vistas à descrição dessas atividades.

As reuniões semanais do CIE são transmitidas pela internet e podem ser assistidas posteriormente na página do Youtube da WebTV do IFFar. A 8ª reunião está disponível neste link.

Assunto(s):