Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai financiar projetos de iniciação tecnológica para alunos de escolas públicas
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 06 de Julho de 2020, 16h17 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha lançou um edital de seleção de até oito projetos de iniciação tecnológica voltados à formação de alunos de ensino médio e anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. A submissão de projetos vai de 8 de julho até 5 de agosto.

wallpaperflare.com wallpaper

Imagem: Banco de Imagens Wallpaper Flare

Os projetos devem promover desenvolvimento de habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0. De acordo com o edital de seleção, a Economia 4.0 refere-se à “transformação do padrão de atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados”.

Ainda de acordo com o edital, exemplos de habilidades relacionadas a esse contexto são a programação de software e aplicativos, a realidade virtual e a realidade aumentada, a prototipagem de soluções tecnológicas, a internet das coisas, a inteligência artificial e a robótica. Os projetos de iniciação tecnológica podem constituir-se de cursos, oficinas ou atividades dentro do IFFar, em escolas públicas ou nas comunidades onde os estudantes residem.

Os projetos devem utilizar metodologias ativas, ou seja, propostas que focam na participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais. As propostas devem prever o atendimento a, no mínimo, 160 estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais da educação básica. O prazo para a execução dos projetos é de 24 meses.

O edital prevê financiamento de infraestrutura e pagamento de bolsas para o coordenador do projeto, estudantes do IFFar e profissional externo. O coordenador do projeto deve ser servidor do IFFar.

Todas as informações sobre a submissão de projetos estão disponíveis no Edital nº 211/2020, que rege a seleção. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..