Página inicial > Últimas Notícias > Concurso Público e Processo Seletivo 2017 - confira os destaques da reunião do Codir
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 03 de Agosto de 2016, 13h11 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha (Codir) realiza sua 6ª Reunião Ordinária até o fim da tarde de hoje (3), no Auditório da Reitoria. Durante a manhã, Concurso Público, Processo Seletivo 2017, entre outros assuntos, foram pauta. Confira os destaques.

Anexos:

Acompanhe a reunião pelo site da WebTV.

O IF Farroupilha vai realizar concursos públicos para provimento de servidores docentes e técnicos-administrativos em educação ainda neste ano. Por exigência legal, os editais devem ser publicados impreterivelmente até o dia 31 deste mês.

O concurso vai prover servidores para cargos já existentes e que vagaram ou vão vagar em razão de aposentadoria. A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, disse que dificilmente novos códigos de vagas serão liberados. Segundo ela, as ações do governo apontam para uma restrição de novas contratações pelos próximos dois anos.

Neste cenário, a gestora afirma que, no IF Farroupilha, "temos que ter um olhar institucional e não por unidade na definição das novas contratações". Existe a possilidade de que unidades que estejam mais confortáveis com a equipe atual cedam códigos para unidades mais necessitadas, principalmente campi em implantação.

A professora Carla Jardim reafirmou a necessidade de ser solidário nestas definições e que, existem cursos que podem ter seu funcionamento comprometido caso não recebam o aporte de novas vagas.

Diferente dos últimos concursos, estes serão organizados integralmente por instituições externas, contratadas especificamente para estas funções. O IF Farroupilha enviou pedido de orçamento para a UFSM, a Faurgs, o Cespe e o Cefet-MG. A valor deve ficar, em média, em R$1 milhão.

Será publicado edital de remoção antes da publicação do edital do concurso público.

Processo Seletivo 2017 - Reserva de vagas será simplificada

O Processo Seletivo 2017 para cursos técnicos integrados ao ensino médio deve abrir inscrições no próximo dia 15. Nesta edição, as reserva de vagas serão simplificadas, para um melhor entendimento por parte dos candidatos. Segundo a equipe responsável, com as regras atuais, há um grande número de indeferimento de inscrições.

Uma das mudanças é que as cotas para alunos de escolas rurais serão unidas à reserva de vaga para escolas públicas. Também foi explicado que estudantes que frequentaram escolas particulares, mesmo que na condição de bolsistas, não têm acesso à reserva de vagas.

Durante a reunião do Codir também foi apresentado um relato do trabalho da Comissão responsável pelo Processo Seletivo e apresentada uma prévia da campanha de divulgação.

DSC 0378

Confira outros destaques da primeira parte da reunião do Codir:

Avaliação da Gestão - a reitora do IF Farroupilha falou da necessidade de um instrumento de avaliação da gestão institucional. Será construído um instrumento que faça uma avaliação a partir do olhar das pessoas que compõem a comunidade acadêmica..

Uniformização da grafia campus/campi e sigla institucional - a Instrução Normativa nº 4/2016 do IF Farroupilha, publicada no final de julho, normatiza a grafia das palavras campus/campi e institui IFFar como sigla oficial da instituição. Durante a reunião do Codir, a professora Carla Jardim reiterou a necessidade de divulgação da IN nos campi e de criação de uma cultura de utilização correta das siglas oficiais institucionais.

Comissão Própria de Avaliação - foi aprovado o novo regulamento da Comissão Própria de Avaliação do IF Farroupilha. O edital para seleção de novos membros deve ser publicado nos próximos dias.

Confira a pauta completa da reunião no anexo desta notícia.