Página inicial > Últimas Notícias > IFFar capta mais de 450 mil reais em bolsas de pesquisa para estudantes
Notícias IF Farroupilha

IFFar capta mais de 450 mil reais em bolsas de pesquisa para estudantes

Publicado em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 12h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Por meio de editais de agências de fomento, o IFFar captou 125 bolsas de pesquisa neste ano para os estudantes da instituição. Esse quantitativo representa um valor de 456 mil reais.

Ao todo, foram 54 bolsas PROBIC/PROBITI da Fapergs e, do CNPq, foram 05 bolsas PIBIC-Af, 20 bolsas PIBIC, 06 bolsas PIBITI e 40 PIBIC -EM. Todos os campi do IFFar foram contemplados com cotas.

Em 2019, a instituição havia captado 102 bolsas de pesquisa por meio de recursos de agências de fomento, o que representou um valor de cerca de 345 mil reais.

O Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Diego Zeni, explica que cada campus do IFFar destina 1,5% do seu orçamento para pesquisa, pós-graduação e inovação, sendo que, deste valor, 1% é exclusivo para bolsas de alunos de pesquisa, tanto científica quanto tecnológica. “Diante de um cenário de cortes orçamentários, o aumento na captação de bolsas de pesquisa de agências de fomento externas neste ano representa um aporte muito expressivo de recursos para a continuação do crescimento da pesquisa no IFFar. Esse recurso garante que a grande maioria dos projetos de pesquisa que solicitaram bolsista remunerado receba, ao menos, uma cota de bolsa”, afirma Zeni.

Os programas de Iniciação Científica na instituição têm como objetivos principais despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e do ensino técnico, proporcionando condições para estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

DSC 0319

Zeni destaca que, com o apoio da Fapergs e do CNPq e de todos os discentes e docentes pesquisadores, houve um grande crescimento nos Programas de Iniciação Científica no IFFar nestes últimos anos. “O incremento de recursos externos para a pesquisa demonstra que o IFFar vem sendo reconhecido como uma instituição de pesquisa. Esse processo é decorrência de alguns pontos fortes da instituição, como o aumento do quantitativo de doutores, o aumento da demanda de cotas de projetos de pesquisa e a organização dos grupos e das linhas de pesquisa”.

“Nossa meta é dar prosseguimento a este trabalho de incremento de bolsas, pois sabemos a importância que uma cota de bolsa de Iniciação Científica representa na vida acadêmica de um estudante”, finaliza Zeni.