Página inicial > Últimas Notícias > Eleições 2020: IFFar disponibiliza código-fonte do sistema de votação
Notícias IF Farroupilha

Eleições 2020: IFFar disponibiliza código-fonte do sistema de votação

Publicado em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 08h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta sexta-feira (21), a partir das 10h, estará aberta a votação para escolha de uma nova reitora e das direções gerais de campus do Instituto Federal Farroupilha para os próximos quatro anos (2020-2024). A fim de garantir a transparência do processo, o IFFar disponibiliza o código-fonte do sistema utilizado para registrar os votos, o Helios Voting

eleições_notícia.jpg

Conforme explica a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), publicizar o algoritmo do sistema tem como objetivo "comprovar toda a lisura do pleito, garantindo a transparência e a legitimidade de todo o processo e verificar se, por exemplo, cada eleitor conseguirá votar apenas uma vez, garantir o sigilo do voto, assegurar a integridade dos votos e segurança do sistema no todo".

O sistema de votação online Helios permite a realização de eleições através da internet e com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário.

O sistema-referência utilizado foi do IFSC/IFNMG, com adaptações para integração ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) do IFFar e atendimento às normas exigidas pela AGU.

O código-fonte da versão do IFFar está disponível neste endereço: https://bit.ly/3g9MBQZ

Assunto(s):