Página inicial > Últimas Notícias > Live de lançamento do Observatório do Ensino Médio do RS ocorre nesta quinta
Notícias IF Farroupilha

Live de lançamento do Observatório do Ensino Médio do RS ocorre nesta quinta

Publicado em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 10h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta quinta (27), às 19h, será realizada a live de lançamento do site do Observatório do Ensino Médio do RS pelo canal do Youtube - CPTE IFSUL. O IFFar é uma das instituições parceiras na construção da iniciativa.

O lançamento contará com a palestra do Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (UFF) sobre o tema "Ensino Médio: direito e passaporte à cidadania política e econômica". A mediação será feita pela Profª Drª Jaqueline Moll  (UFRGS/URI).

O Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, construído a partir do trabalho de um coletivo de educadores/as e pesquisadores/as de diferentes Instituições, apresenta-se como um espaço virtual, de construção permanente, que tem como objetivo central contribuir para a disseminação de conhecimentos que contribuam para a compreensão do ensino médio consideradas suas especificidades e interfaces pedagógicas, curriculares, políticas e sociais, tendo em vista sua qualificação e expansão como oferta formativa.

O Coletivo responsável pela organização do Observatório vem se reunindo com frequência para estudos e debates, sob a coordenação da professora Dra. Jaqueline Moll, e propõe este espaço virtual como um lugar de encontro virtual entre pesquisadores/as, estudantes, professores/as e comunidade em geral e locus de convergências que abrigue pesquisas, estudos e práticas pedagógicas que privilegiem a interdisciplinaridade, o sujeito do ensino médio, as relações de gênero e étnico-raciais, o protagonismo e a autoria discente e docente, as práticas inclusivas, a iniciação científica, o mundo do trabalho, a formação humana integral e os saberes ditos não-escolares que adentram as salas de aula.

O Observatório também tem por objetivo servir como repositório de práticas pedagógicas dos diversos níveis e modalidades de ensino a fim de reunir estudantes, educadores e pesquisadores que buscam socializar opiniões, temas e pesquisas sobre a temática do ensino médio.

O site pode ser acessado aqui

CONVITE OBSERVATÓRIO EM RS