Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 111 anos
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 15h37 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o Instituto Federal Farroupilha faz parte, completa 111 anos de existência nesta quarta-feira (23). O professor Jadir José Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e presidente do Conif, publicou um texto em alusão à data.

WhatsApp Image 2020 09 23 at 14.33.46

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi criada em 23 de setembro de 1909, através do Decreto nº 7566. Inicialmente, fizeram parte da Rede as escolas de aprendizes artífices e agrotécnicas. De acordo com o reitor do Ifes, professor Jadir José Pela, essas instituições viriam a "revolucionar o ensino brasileiro".

Os Institutos Federais foram criados em 2008, através da lei nº 11.892, e passaram a integrar a Rede Federal.

O professor Jadir José Pela é presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O Conif atua na defesa dos interesses das 41 instituições, entre Institutos Federais, Cefets e colégios técnicos que hoje fazem parte da Rede Federal.

Leia o texto do professor Jadir Pela alusivo aos 111 anos da Rede Federal neste link.