Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai participar da Feicoop 2020
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai participar da Feicoop 2020

Publicado em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha vai participar da Feira Internacional do Cooperativismo, da Economia Solidária e da Agricultura Familiar (Feicoop). O evento ocorre de forma on-line, de 1 a 15 de dezembro.

banner noticia

O IFFar participa da Feira com uma programação contendo mesa-redonda, mesa interativa e atividades culturais, além do III Encontro da EJA/EPT (Proeja) da Rede Federal do RS e do Seminário da Educação Profissional e Tecnológica. Confira a programação completa no final desta notícia.

A Feicoop ocorre há 26 anos em Santa Maria. Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, o evento se dará em formato totalmente digital.

A Feira de Economia Solidária se constitui como proposta coletiva que reúne trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, empreendimentos, fóruns, redes e consumidores/as, movimentos sociais, pastorais, diferentes denominações religiosas, entidades da sociedade civil, instituições públicas e privadas. Trata-se de um processo “aprendente e ensinante”, construído em mutirão, numa caminhada de permanente cuidado, formação, mobilização e compromisso.

Saiba mais no site da Feira.

Programação do IFFar

*Todas as atividades serão transmitidas pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube.

• 3 de dezembro, 14h - III Encontro da EJA/EPT (Proeja da Rede Federal do RS)

O evento constitui-se de relatos de exeperiências da EJA/EPT no período de pandemia. Será realizada mesa interativa com o tema Desafios da Política de EJA EPT: do nacional ao Institucional. Participam da mesa as professoras Amanda Tavares Naves, do Instituto Federal do Paraná, e Fernanda Paixão de Souza Gouveia, do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

• 10 de dezembro, 17h30 - Seminário da Educação Profissional e Tecnológica

O evento tem como tema Educação Popular: desafios para a construção da sociedade do Bem Viver e por uma ética planetária. O evento constitui-se de uma palestra com o professor Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas. A mediação será feita pela professora Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin, do IFFar.

• 11 de dezembro, 14h - Mesa Interativa

A atividade tem como tema Um diálogo sobre a situação do Ensino Médio no RS: desafios para o desenvolvimento de toda a sociedade. A palestra será inistrada pela professora Simone Valdete dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento também conta com relatos de experiências das escolas públicas do RS.

• 14 de dezembro, 14h - Mesa Redonda

A atividade é promovida pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual do IFFar. Tem como tema Educação pela diversidade de gênero - da existência a violência. Conta com a participação dos professores Daniel Petravicius, do IFFar - Campus Frederico Westphalen, Daniela Coppeti Santos, do Campus Santa Rosa e Alice de Souza Ribeiro, do Campus Júlio de Castilhos. A mediação será feita pela professora Andriza Pujol de Avila, do Campus São Vicente do Sul.

• 14 de dezembro, 20h - I Mostra de Arte, Cultura e Diversidade da Economia Solidária

A atividade conta com apresentações artísticas e culturais, protagonizada pelos estudantes e servidores dos IFs do Rio Grande do Sul. Serão realizadas apresentações de música, dança e audiovisual, sob o tema Diversidade, Inclusão e Resistência: a arte e a cultura como meios de transformação social.

Secom