Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza solenidade de transmissão de cargo da nova gestão
Notícias IF Farroupilha

IFFar realiza solenidade de transmissão de cargo da nova gestão

Publicado em Sexta, 16 de Abril de 2021, 16h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em 2020, o IFFar elegeu nova reitora e novos diretores e diretoras de campus para o período de 2021 a 2025. A nova equipe já ocupa a gestão desde o ano passado, mas só foi oficializada pelo Governo Federal em janeiro deste ano. Ontem (16), o IFFar promoveu uma solenidade de transmissão de cargo através de uma transmissão ao vivo pela WebTV.

posse1

Foto: Nídia Heringer, reitora do IFFar em captura de tela da transmissão ao vivo da solenidade de transmissão de cargo de reitora e diretores gerais

A reitora eleita no ano passado no IFFar foi a professora do Campus Frederico Westphalen, Nídia Heringer. Nídia é doutora em Letras pela PUC-RS e atua na Rede Federal desde 2008. Ocupou o cargo de pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar entre 2012 e 2020.

Em seu discurso, Nídia Heringer chamou atenção para o fato de a cerimônia se dar através da internet em virtude da pandemia de Covid-19. Manifestou solidariedade a todas as pessoas impactadas pela doença. Fez um agradecimento especial à todas as mulheres que a ajudaram a chegar aonde está, referindo-se à sororidade, conceito feminista que estimula o apoio entre as mulheres.

A nova reitora do IFFar também exaltou o processo democrático de escolha da gestão da instituição. “Colocar-se a disposição de uma comunidade, diz respeito à democracia; democracia que exercitamos hoje no IFFar, e que depende todos os dias do nosso zelo em ações e vozes”, disse.

Sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que compreende todos os Institutos Federais, escolas e universidades técnicas, Nídia disse que ela “se consolida a cada dia, inovadora, verticalizada, alcançando territórios que ainda carecem de educação pública”.

A ex-reitora do IFFar, professora Carla Jardim, ao transmitir oficialmente o cargo, também se referiu à democracia. Disse que, ainda que o trabalho da nova gestão tenha começado em 2020, a solenidade representa a “coroação” do processo democrático no Instituto Federal Farroupilha.

Carla Jardim fez referência a ações e resultados alcançados durante sua gestão, como a formação política dos estudantes, através de criação de grêmios estudantis e encontros de lideranças; o fortalecimento dos órgãos colegiados e a construção de dois Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). A reitora também lembrou da atenção especial dada à inclusão e às ações voltadas à qualidade de vida e formação de servidores durante sua gestão.

Destacou ainda a participação das mulheres em diversos cargos da gestão e coordenações de cursos. Para a reitora, a crescente participação das mulheres em cargos de chefia no IFFar culminou na candidatura de três mulheres ao cargo de reitora nas eleições do ano passado.

Carla Jardim foi eleita reitora do IFFar, em 2012. Exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos, tendo sido reeleita em 2016. Durante sua gestão, foram criados o Campus Avançado Uruguaiana e o Campus Santo Ângelo. Além disso, o Campus Frederico Westphalen, antes ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), passou a fazer parte do IFFar. Em 2015, o IFFar obteve conceito institucional e índice geral de cursos 4 (em escala de 1 a 5), em avaliações do Ministério da Educação.

Além da reitora, foram eleitos os diretores gerais do Campus Alegrete, Ana Rita Costanaro Parizi, do Campus Frederico Westphalen, Bruno Batista Boniati, do Campus Jaguari, Ricardo Antonio Rodrigues, do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carvalho Carlotto, do Campus Panambi, Jorge Alberto Lago Fonseca, do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan, do Campus Santo Ângelo, Adilson Ribeiro Paz Stamberg, do Campus Santo Augusto, Márcia Fink, do Campus São Borja, Artênio Bernardo Rabuske e do Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra de Oliveira.

Participaram da solenidade de transmissão de cargo os atuais e ex-reitores, diretores gerais e pró-reitores do IFFar, além de reitores de Institutos e Universidades Federais, Universidades Estaduais e Privadas, prefeitos de diversas cidades da região, entre outras autoridades. O evento pode ser assistido na íntegra neste link.