Página inicial > Últimas Notícias > PPCI e Plano de Saneamento Básico são discutidos no IFFar
Notícias IF Farroupilha

PPCI e Plano de Saneamento Básico são discutidos no IFFar

Publicado em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 11h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última semana, alunos dos cursos de Edificações, nas modalidades PROEJA e subsequente do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, foram contemplados com duas palestras fundamentais para sua formação profissional.

A primeira delas foi com integrantes do Corpo de Bombeiros de Panambi, na presença do sargento e comandante Dalson dos Santos Veiga e do sargento Romoaldo Marcelo da Silva, os quais abordaram o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e a legislação sobre combate ao incêndio. Durante a palestra, realizada no dia 24/08, foi destacada a importância da prevenção e da relação entre os projetos elaborados e a legislação em vigência. Adicionalmente, os palestrantes do Corpo de Bombeiros registraram que recebem projetos de prevenção feitos por profissionais técnicos em Edificações, dentro das suas atribuições, reiterando essa como uma das áreas de atuação dos egressos.

Já na noite de quinta-feira, 25/08, o engenheiro mecânico Derimar Wegener, da Projeconsult, discorreu sobre a Revisão do Plano de Saneamento Básico do município de Panambi, que foi revisado em 2009 e atualmente está em fase de atualização. A palestra teve o objetivo de apresentar as dinâmicas da revisão do Plano de Saneamento Básico de Panambi, o qual preconiza o protagonismo dos municípios na gestão do saneamento. De acordo com a professora da disciplina de Saneamento Básico, Josiane Pillar Hinning, “este foi um importante momento para os estudantes interagirem com o tema e entender mais sobre os eixos do saneamento, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos e educação ambiental”. Nessa noite, uniram-se ao público, alunos do curso técnico em Controle Ambiental, além do representante do Conselho do Meio Ambiente, Sr. Ovídio Trentino, e a presidente da Arpa Fiúza, Cléa Hempe.

Ambas atividades vêm ao encontro dos preceitos dos Projetos Pedagógicos do Cursos e do perfil do egresso, envolvendo as boas práticas e os aspectos ambientais inerentes às suas áreas de atuação.

Ascom Campus Panambi