Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFFar promove saúde de idosos em plataforma digital
Notícias IF Farroupilha

Projeto do IFFar promove saúde de idosos em plataforma digital

Publicado em Quinta, 08 de Julho de 2021, 16h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto PRÓ-ID@DE consiste numa plataforma digital que concentra informações com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida de idosos. Coordenado pela professora do IFFar – Campus Júlio de Castilhos, Thais Baldissera, o projeto foi aprovado em edital do Ministério da Educação.

Proidade1

Intitulado PRÓ-ID@DE: Ecossistema Colaborativo de Monitoramento e Comunicação para o Envelhecimento Ativo, o projeto do IFFar tem como objeto o desenvolvimento de uma plataforma computacional que visa gerenciar casas inteligentes para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos.

A plataforma coleta dados, analisa padrões, alerta situações anormais e comunica o estado de saúde de cada indivíduo e o seu contexto em tempo real. Dessa forma, visa promover o envelhecimento ativo e o bem-estar de idosos e seus familiares. Beneficia também residências e empresas prestadoras de serviços para idosos de forma a melhorar e inovar o seu negócio através de tecnologias de ponta.

De acordo com a professora do IFFar Thais Baldissera, as contribuições do PRÓ-ID@DE para a sociedade tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos idosos, muitas vezes excluídos da sua comunidade, mas que precisam de uma atenção especial. O público-alvo do PRÓ-ID@DE é composto por idosos que possuem vida independente, pertencentes a classe econômica A ou B, com acesso a um smartphone ligado a internet. Também é destinado a filhos ou responsáveis por idosos. Por ser uma solução em nuvem, pode atender a todo o Brasil e até mesmo a outros países.

“Além de desenvolver as habilidades dos alunos e toda a equipe trazendo a teoria para a prática, também estabelece a educação empreendedora e nossa responsabilidade como membros comprometidos da sociedade”, explica a coordenadora do projeto. Através do conhecimento adquirido no ambiente acadêmico e capacitações proporcionadas por sua implementação, o projeto está promovendo a experiência na criação de empreendimentos baseados no conhecimento científico e tecnológico aos servidores e alunos envolvidos.

“Em seu produto final, o PRÓ-ID@DE traz a tecnologia como catalisadora da inovação social, e esse objetivo é muito recompensador para mim, como educadora, como ser humano e como profissional da área tecnológica”, finaliza Thais Baldissera. A professora do Campus Júlio de Castilhos também convidou todos os interessados e entusiastas do tema a participarem e contribuírem com o projeto.

Além da professora Thais Baldissera, também participam do projeto alunos dos cursos técnicos em informática e comércio e do bacharelado em administração do IFFar, e os professores Paulino Varela Tavares e Maria Angélica Figueiredo Oliveira.

Projeto foi aprovado no edital Empreendedorismo Inovador

O PRÓ-ID@DE foi um dos projetos aprovados no edital Empreendedorismo Inovador, lançado em julho do ano passado, pelo Ministério da Educação. O edital selecionou 60 projetos de instituições da Rede Federal que focam no desenvolvimento de soluções tecnológicas alinhadas às demandas da economia 4.0. O edital investe até R$233 mil em cada um dos projetos e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

De acordo com o edital, Economia 4.0 diz respeito à “transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da economia” (agricultura, indústria e serviços).

Para a professora Thais Baldissera, através da criação de uma plataforma de serviços voltados à população idosa e empreendedores da área, o PRÓ-IDADE colabora com a transformação digital social no Brasil na era da Economia 4.0.

Dia Mundial da Conscientização da Defesa dos Direitos dos Idosos – comemorado no dia 15 de junho, a data foi comemorada em reunião de trabalho da equipe do projeto PRÓ-IDADE.