Página inicial > Últimas Notícias > Evento ressalta importância da Educação a Distância no IF Farroupilha
Notícias IF Farroupilha

Evento ressalta importância da Educação a Distância no IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 08 de Setembro de 2016, 14h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Teve início na manhã de hoje (8) o 1º Encontro de Tutores de EAD do IF Farroupilha (ETEAD). Durante a abertura, a diretora de EAD do IFFar ressaltou a importância da modalidade de ensino que, mesmo não tendo ofertado novas vagas em 2016, atende a mais de 1200 alunos.

O ETEAD é dirigido a tutores a distância, tutores presenciais, coordenadores de tutoria e coordenadores de polo em atuação nos cursos ofertados na modalidade EAD. Tem o objetivo de oportunizar espaços de discussão e reflexão sobre a importância do trabalho do tutor no IF Farroupilha. O Encontro ocorre até amanhã no Centro de Eventos Cerrito, em Santa Maria.

Segundo a diretora de EAD do IFFar, Carla Costa, o Instituto atende a mais de 1200 alunos em 33 polos com cursos técnicos subsequentes, formação inicial e continuada para trabalhadores, cursos para funcionários de escolas e cursos de idiomas para professores da rede pública e servidores do IF Farroupilha.

Apesar de não terem sido abertas novas turmas em 2016 devido aos cortes no orçamento da educação Federal, Carla Costa diz que a EAD do IF Farroupilha “continua na luta”. Tenta-se viabilizar novas vagas para 2017 através de parcerias com os governos estaduais e municipais.

A diretora de EAD entende os cursos ofertados através desta modalidade como uma oportunidade de crescimento para pessoas que vivem longe de grandes centros urbanos. Também é uma chance para trabalhadores que estando ou não perto de instituições públicas de educação têm pouco tempo para dedicar aos estudos.

Carla Costa também falou sobre permanência e êxito nos cursos EAD durante a primeira mesa de debates do evento. Na mesma manhã, o pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, Sidinei Cruz Sobrinho, fez um relato crítico da história de mais de 24 séculos de educação profissional e tecnológica. Acompanhe o portal do IF Farroupilha para saber mais sobre estas falas.

A abertura do Encontro começou com apresentações culturais de banda marcial e danças tradicionalistas. A programação completa do evento você pode conferir no blog do ETEAD.