Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFFar “EJA Integrada à Qualificação Profissional” é selecionado pelo MEC
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 06 de Julho de 2021, 12h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto “Educação de Jovens e Adultos Integrada à Qualificação Profissional: uma parceria entre o IFFar – Campus Júlio de Castilhos e Campus São Vicente do Sul e a Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos e de Santa Maria/RS” foi selecionado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) no final de 2020. O projeto foi pensado a fim de desenvolver ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A proposta tem como objetivo promover a elevação da escolaridade de jovens e adultos, bem como a oferta integrada da qualificação profissional a partir do desenvolvimento de um processo formativo voltado para os princípios estruturantes da Educação de Jovens e Adultos, por meio de metodologias de ensino que aprimorem a aprendizagem e garantam o desenvolvimento integral dos estudantes.

Segundo Cléia Tonin, coordenadora geral da EJA - EPT do IFFar, “destacam-se o desenvolvimento, a verticalização e a integração da educação básica à educação profissional, tendo em vista a possibilidade de ampliação futura das matrículas da EJA no Ensino Médio na forma integrada à educação profissional”.

O projeto desenvolve-se a partir das seguintes ações:
1- Mobilização: IFFar, municípios e estudantes.
2- Formação Continuada: oferta de 180 vagas para formação de profissionais da educação (docentes, técnico-administrativos e gestores) na área da EJA integrada à EPT para atendimento das especificidades dessa modalidade de ensino.
- Curso de Aperfeiçoamento (140 horas)
- Seminários de Formação (60 horas)
3- Cursos de EJA integrada à EPT: 360 vagas ofertadas para os cargos de Assistente Administrativo, Padeiro, Operador de Computador e Produtor Agropecuário.
4- Produção de material didático-pedagógico
5- Monitoramento da Permanência dos Estudantes
6- Pesquisa e Inovação: fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação

O projeto encontra-se na fase de estruturação e seleção de equipes, mobilização e construção da Formação Continuada.

No dia 25 de junho, o IFFar publicou o edital FAIFSul nº 04/2021, referente à seleção para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para funções de apoio técnico às ações do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As inscrições estão abertas até o dia 09 de julho. Saiba mais aqui.