Página inicial > Últimas Notícias > CIE realiza acompanhamento vacinal do quadro de servidores do IFFar
Notícias IF Farroupilha

CIE realiza acompanhamento vacinal do quadro de servidores do IFFar

Publicado em Segunda, 14 de Junho de 2021, 11h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 11 de junho de 2021, às 9h, foi realizada a 7ª Reunião do Comitê Institucional de Emergência (CIE) do IFFar. Na pauta da reunião, estavam a atualização da situação da pandemia nos municípios do IFFar, o acompanhamento vacinal na instituição e o estudo sobre a viabilidade de retorno gradual das atividades presenciais no 2º semestre de 2021.

boletimCIE1307 621x337 equal

Atualização da situação da pandemia nos municípios/regiões do IFFar e acompanhamento vacinal na instituição

O primeiro item da pauta foi a atualização da situação da pandemia nos municípios/regiões do IFFar, seguido pela apresentação do acompanhamento vacinal na instituição. A representante do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (NSST), Liana Rodrigues, apresentou o levantamento relativo à vacinação do quadro de servidores. Relatou que 65% dos servidores responderam ao questionário, tendo sido registrada a participação de 1010 dos 1546 servidores. Ela observou que, do total de respondentes, 550 são docentes e 460 são TAEs. Liana destacou que 948 respondentes informaram terem sido vacinados (899 com a 1ª dose e 49 com a 2ª dose) e estratificou os dados por unidades. A Reitora do IFFar, Nídia Heringer, observou que o levantamento sobre o processo vacinal dos servidores passará a ser ponto de pauta permanente e pontuou que o Plano Nacional de Imunização é omisso quanto à vacinação de estagiários, recomendando que os coordenadores verifiquem seus estagiários para as unidades informarem e dialogarem com os municípios. A Reitora solicitou que os dados relativos ao acompanhamento vacinal sejam estratificados entre estudantes e servidores para apreciação na próxima reunião. Nídia solicitou ajuste no formulário para inclusão de item para identificação da vacina e observou que muitas escolas já articularam a vacinação dos estagiários. Liana ressaltou que o formulário ficará disponível para acompanhamento do processo vacinal.

Estudo sobre a viabilidade de retorno gradual das atividades presenciais – 2º semestre de 2021

O segundo ponto discutido na reunião foi a viabilidade de retorno gradual das atividades presenciais no 2º semestre de 2021. Nídia falou sobre o estudo relativo ao formato para desenvolvimento das atividades no segundo semestre, destacou o cuidado com a vida e ponderou sobre aspectos contratuais, logísticos e sanitários. A Reitora observou que os levantamentos são necessários para subsidiar parecer do CIE para apreciação do Conselho Superior (Consup). O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn, apresentou um resumo elaborado pelo GT multidisciplinar para planejamento de ações para retorno às atividades letivas presenciais no segundo semestre de 2021 e expôs cenários preliminares. A Reitora destacou que se trata de um estudo de viabilidade conforme dados técnicos.

Ajustes na redação dos itens 3 e 4 do Parecer GT - Plano de Contingência (atividades de limpeza)

Liana Rodrigues apresentou ajuste realizado na redação dos itens 3 e 4 do Parecer do GT - Plano de Contingência (atividades de limpeza). Nídia observou que há variação de quantitativo de alunos por turma e questionou a limitação de 30% da turma. Liana observou que foi considerado o quantitativo de 30 a 35 alunos por turma para delimitação de 30%. Nídia sugeriu ajustar o texto e recomendou priorizar o distanciamento sobre o número de alunos, solicitando que seja referida a proporcionalidade, considerando a variação de alunos por turma.

Encaminhamentos

-- Acompanhamento vacinal do IFFar: apresentar dados atualizados na próxima reunião, com informação sobre o fabricante da vacina e estratificação por unidade e segmento.

-- Estudo acerca da viabilidade de retorno gradual das atividades presenciais no 2º semestre de 2021: concluir os estudos para apreciação na próxima reunião.

A reunião foi realizada pela plataforma online MConf.