Página inicial > Últimas Notícias > Campus Panambi realiza aula inaugural do quarto curso de pós-graduação
Notícias IF Farroupilha

Campus Panambi realiza aula inaugural do quarto curso de pós-graduação

Publicado em Terça, 13 de Setembro de 2016, 10h15 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira (9) iniciou o quarto curso de Pós-Graduação ofertado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi: o curso de especialização em Gestão em Tecnologia da Informação. Para a aula inaugural, foi convidado o gerente sênior em Tecnologia da Informação da DELL Technology, Allan Estevan de Oliveira, que falou sobre os programas de desenvolvimento na área técnica da empresa e tendências de mercado em TI.

O palestrante muniu-se de sua ampla experiência em áreas como administração de redes, sistemas operacionais, ITIL, gerenciamento de serviços de TI, gestão de TI, inteligência empresarial, monitoração de sistemas, gerenciamento de processos de negócios e gestão de incidentes para envolver o público presente em uma noite de diálogos e aprendizados.

Os alunos do curso sentiram-se privilegiados por terem a oportunidade de buscar o aperfeiçoamento técnico e científico, que os permitirá gerenciar e entender os recursos tecnológicos como forma de crescimento e vantagem competitiva no mundo do trabalho.

De acordo com a diretora geral do Campus Panambi, Ana Rita Kraemer, o curso de especialização em Gestão em Tecnologia da Informação vem atender “a demanda de verticalização na área do eixo de Comunicação e Informação, cumprindo com o proposto no Plano de Desenvolvimento Institucional que, até o momento, está sendo totalmente contemplado”.

A coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal Farroupilha, Rafaelle Ribeiro Gonçalves, enfatizou a importância da oferta de todos os níveis de ensino dentro de um mesmo eixo para a região, sendo a verticalização uma das diretrizes contidas na missão da instituição. "Dssa é mais uma grande conquista do Campus Panambi, que sempre ofertou cursos de pós-graduação sequenciais desde a constituição do Campus, procurando atender a pessoas de diferentes áreas”, disse a professora Rafaelle.

A verticalização refere-se a possibilidade do aluno fazer cursos da mesma área em diferentes níveis de ensino (médio, graduação, pós-graduação, cursos de aprimoramento), formando um itinerário formativo coeso na mesma instituição de ensino.

Ao final do evento, o Coordenador da Pós-graduação em TI, Ederson Bastiani, ressaltou a relevância da área nas organizações. “Há algum tempo a TI deixou de ser apenas uma parte ‘a mais’ nas empresas. Deixou de ter um papel de status de grandeza ou modernidade, e passou a ser parte essencial para a sobrevivência das organizações. E tornar a TI estratégica e alinhada aos negócios é um desafio que demanda profissionais qualificados e atualizados”, cujo papel de formação o Campus Panambi deseja desempenhar, com o auxílio de docentes de diversos campi da instituição.

O evento ainda contou com a presença de técnicos administrativos e docentes do Campus, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Panambi e também da Cotripal Agropecuária.

Cursos de pós-graduação ofertados pelo Campus Panambi

• Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica