Página inicial > Últimas Notícias > Orçamentos de custeio e investimento do IFFar podem ter cortes reduzidos
Notícias IF Farroupilha

Orçamentos de custeio e investimento do IFFar podem ter cortes reduzidos

Publicado em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, concedeu entrevista sobre a situação orçamentária da instituição para a TV de Santa Rosa. Ela falou que os cortes no orçamento podem ser reduzidos e que este é um momento de adaptação e mobilização pela educação pública.

De acordo com a reitora, já fazem dois anos que o Instituto Federal Farroupilha passa por um processo de ajustes nas despesas considerando reduções no orçamento federal devido ao impacto da crise financeira.

Em 2016, uma série de investimentos foi comprometida em razão dos cortes de, até este momento, 20% no orçamento para custeio e 60% no orçamento para investimentos (este último refere-se aos recursos que permitem a construção de edificações e a compra de equipamentos).

A professora Carla Jardim disse que o Ministério da Educação sinalizou que até o final do exercício de 2016, estes cortes podem ser reduzidos em 10% no custeio e entre 30 e 40% nos investimentos.

"É um momento de adequação mas também de mobilização", disse a reitora. "Estamos fazendo uma mobilização nacional para sensibilizar o Executivo Federal de que a educação pública precisa de recursos que assegurem a continuidade do nosso crescimento e especialmente a qualidade de nossas ofertas", completou.

Situação orçamentária das unidades da região noroeste do RS

O diretor do IF Farroupilha - Campus Santa Rosa, professor Marcelo Lamb, também participou da entrevista. Ele disse que o campus tem trabalhado para fazer redução de despesas, diminuindo gastos com luz, água e impressões, por exemplo. Marcelo Lamb salientou que é necessário economizar nestas áreas para que se tenha um "impacto mínimo" nas ações de ensino.

De acordo com a professora Carla Jardim, a prioridade do Campus Santo Augusto é a construção de uma biblioteca. Porém, considerando o contingênciamento, ainda não há recurso.

A unidade mais nova do IF Farroupilha, o Campus Santo Ângelo, também foi impactada pelos cortes, principalmente no orçamento para investimento. Entre as necessidades do Campus, está um refeitório escolar, casa estudantil, prédios de salas de aula e um ginásio de esportes.

A reitora do IF Farroupilha afirmou que, mesmo com os cortes, a instituição vem assegurando as ofertas de cursos conforme o planejamento.

A entrevista foi ao ar no programa Jornal do Almoço da RBS TV de Santa Rosa no dia 6 de setembro. Assista a entrevista completa neste link.