Página inicial > Últimas Notícias > Palestra aborda a importância da utilização de videoaulas na EAD
Notícias IF Farroupilha

Palestra aborda a importância da utilização de videoaulas na EAD

Publicado em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 16h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A equipe do estúdio audiovisual da EAD da Reitoria do IF Farroupilha falou sobre a importância da utilização de vídeos nos cursos oferecidos a distância durante o primeiro Encontro de Tutores da EAD (ETEAD), no dia 9. Também foram listadas dicas para a produção caseira de videoaulas.

Adriano Lima, técnico em audiovisual do estúdio, mostrou que o consumo de vídeos na internet é bastante alto. Segundo dados do Youtube, cada usuário assiste, em média, 165 vídeos por ano. Além disso, ele também ressaltou que as limitações de acesso a internet em áreas do interior são cada vez menor.

Considerando o potencial de audiência e a possibilidade de acesso, Adriano disse que é preciso dar valor para a utilização de vídeos nas aulas.

Fabrício Colvero, também técnico em audiovisual, falou que os vídeos facilitam o contato entre professores e alunos e que são fáceis de produzir. Além da disponibilidade de estúdios em algumas unidades do IF Farroupilha, também é possível produzir bons materiais com câmeras de celulares ou computadores.

Apesar das vantagens das videoaulas, Fabrício disse que é necessário uma mudança de cultura, para que se perca o "medo da câmera" em favor da importância da imagem para os alunos.

Dicas para a gravação caseira de videoaulas

Nem todas as videoaulas precisam ser sobre conteúdos das disciplinas. É possível gravar vídeos de apresentação pessoal, para que o aluno reconheça o professor e sinta-se acompanhado durante o curso, ou vídeos de apresentação das disciplinas, para os alunos entenderem o que vão aprender durante as aulas.

Os vídeos caseiros "não precisam ser grandes produções; o importante é levar a imagem ao aluno", lembra Fabrício Colvero.

Confira algumas dicas para a produção de vídeos:

• As aulas devem ser gravadas em ambientes limpos e organizados - roupas e objetos não podem ser muito chamativos.
  • Iluminação - o ambiente deve ser bem iluminado, mas sem exageros. De acordo com Fabrício Colvero, se a iluminação do ambiente estiver confortável para a visão, provavelmente também é suficiente para a câmera.
  • O ambiente deve ser silencioso - neste ponto, é preciso ter atenção especial com alguns objetos. Ventiladores e condicionadores de ar, por exemplo, podem não atrapalhar pelo barulho que emitem, mas se o vento produzido atingir o microfone da câmera, todo o áudio será comprometido.
  • Linguagem - os professores devem usar a mesma linguagem utilizada na sala de aula, ou seja, correta e informal, como na fala cotidiana. O professor também pode mesclar dicas, comentários e brincadeiras de bom gosto ao conteúdo apresentado.
  • Objetividade - as videoaulas devem ser focadas no assunto principal e não podem ser longas. Cinco minutos é um bom tempo de duração para um vídeo. Dez minutos é o limite.
  • Edição - quem tiver algum conhecimento de edição pode experimentar inserir legendas, imagens e músicas ao vídeo. Existem diversas opções de programas simples e gratuitos para realizar estas funções. O professor deve apenas lembrar de que as imagens e os sons inseridos devem ser livres de direitos autorais.
  • Se o vídeo contar com a participação de alunos ou terceiros, o que pode ser uma boa ideia, é preciso a assinatura de um termo de uso de imagem.
  • Divulgação - os vídeos devem ser disponibilizados em plataformas padronizadas e bastante conhecidas para evitar problemas. O Youtube constuma ser o principal destino destes vídeos.

ETEAD - o primeiro Encontro de Tutores de EAD do IF Farroupilha ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Eventos Cerrito, em Santa Maria. O evento foi planejado a partir de demandas dos próprios tutores e bolsistas da EAD do Instituto. Acompanhe nossa página para saber sobre as palestras realizadas no Encontro. No blog do ETEAD você confere a programação completa.

Dez anos de expansão da Rede Federal é destaque em palestra no ETEAD

Evento desta importância da EAD no IF Farroupilha

EAD do IF Farroupilha lança vídeo institucional

Índice de evasão de cursos à distância apresenta redução