Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa da audiência de lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 30 de Agosto de 2021, 09h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A CONEPE representa a etapa no estado da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (CONAPE), que será realizada na cidade de Natal (RN).

Anexos:

314259_G.png

Imagem: Reprodução de site da Assembleia Legislativa. Divisão de fotografia da Agência de Notícias ALRS

Na última sexta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sediou a audiência pública de lançamento oficial da CONEPE 2021/2022 no estado. O encontro foi realizado virtualmente e reuniu membros da coordenação colegiada da conferência – dentre eles, a pró-reitora de Extensão, Angela Marinho, que representa o IFFar.

A audiência, conduzida pela deputada Sofia Cavedon, também contou com a deputada federal Maria do Rosário e com o professor emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), Miguel Arroyo, como convidados.

Durante sua manifestação, a pró-reitora do IFFar retomou os retrocessos vividos no contexto das políticas públicas para as redes de ensino, as quais "evidenciam a desarticulação com os anseios dos diferentes segmentos sociais”.

Neste sentido, Angela Marinho apontou que “não é possível sermos coniventes com tamanho desmonte que perpassa pelo sucateamento das instituições públicas de ensino, pela desvalorização profissional e culmina com a desconfiguração curricular, ao nos impor políticas baseadas na tecnocracia, na antidialogicidade e em práticas antidemocráticas, que visam a fragmentar a Rede EPT".

Além disso, destacou que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual o Instituto Federal Farroupilha faz parte, foi "construída em bases sólidas para atender de forma pública, gratuita e de qualidade, todos os cidadãos brasileiros, de modo que, além do acesso, possam permanecer e concluir com êxito seus estudos numa perspectiva integral, integrada e inclusiva”.

A pró-reitora citou, ainda, as várias tentativas de  mudanças na legislação, os cortes orçamentários, as ameaças e desrespeitos para a educação como bem público. Por fim, solicitou aos deputados e às deputadas presentes o apoio à luta “em defesa das políticas educacionais, da educação pública e de seus profissionais”.

Sobre a Conepe e a Conape

A CONEPE representa a etapa no estado da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022) que será realizada entre os dias 10 e 12 de junho de 2022 na cidade de Natal (RN). Na etapa gaúcha, a conferência é planificada por uma coordenação colegiada de 20 entidades, integrantes do Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE- RS) cuja carta de princípios pode ser acessada aqui. Conforme o documento, o FEPE-RS é responsável pela construção popular da CONEPE, conforme orientações estabelecidas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

O FNPE, por sua vez, é responsável por organizar a CONAPE 2022, a partir da articulação de entidades do campo da educação e dos movimentos sociais que atuam em defesa do ensino em todo o país. O tema da conferência nacional será "Reconstrução do país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e Popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos". O evento vai homenagear o educador Paulo Freire em seu centenário.

Secom, com informações da Agência de Notícias ALRS