Página inicial > Últimas Notícias > IFFar tem três projetos aprovados em chamada pública para iniciação tecnológica
Notícias IF Farroupilha

IFFar tem três projetos aprovados em chamada pública para iniciação tecnológica

Publicado em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 17h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar teve três projetos de iniciação tecnológica aprovados em uma chamada pública. Os projetos irão beneficiar aproximadamente 1300 estudantes de escolas públicas.

Projetos Selecionados Chamada IFES

Os projetos têm foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas. Ao todo os projetos irão beneficiar aproximadamente 1300 estudantes de escolas públicas dos municípios de Júlio de Castilhos, Nova Ramada, Panambi, Santo Augusto, Santa Maria e Passo Fundo. Para desenvolver todas as atividades, os projetos contarão com aproximadamente 46 colaboradores internos e externos e com financiamento total de R$261.668,00.

O IFFar concorreu com 5 projetos, sendo três deles aprovados e os outros dois projetos foram habilitados e com chances de receberem financiamento ao longo da vigência do edital.

Os três projetos aprovadas foram:

• Prorobótica: pensamento computacional na Educação Básica, coordenado pelo prof. Adão Caron Cambraia do Campus Santo Augusto;
  • Aprendizagem Criativa por meio da Programação de Computadores, coordenado por Maria Angélica Figueiredo Oliveira do Campus Júlio de Castilhos;
  • Pensamento Computacional + Arduino para Professores e Estudantes da Educação Básica, coordenado pelo prof. Christian Puhlmann Brackmann do Campus Panambi.

Os projetos irão utilizar metodologias ativas de aprendizagem, com uso de ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo, Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica. As atividades a serem realizadas tem por objetivo estimular o raciocínio tecnológico, com a inclusão de diversas ferramentas e metodologias para desenvolver o pensamento computacional.

Serão disponibilizados espaços e meios para aprendizagem da programação e robótica com uso de linguagens específicas como a Scratch, utilização de plataformas como Arduino e kits de robótica, a fim de promover, com ações práticas, flexíveis, de forma integrada, tornando as oficinas uma combinação de espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem, objetivando o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes com foco em metodologias ativas.

A aprovação dos projetos na chamada pública contou com o apoio, mobilização e orientação da Pró-Reitoria de Extensão do IFFar.

Chamada Pública - A Chamada Pública nº 01/2021, gerenciada pelo Instituto Federal do Espírito Santo, teve como objetivo selecionar projetos voltados ao apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. No IFFar, os projetos selecionados foram divulgados através do Edital nº 324/2021.