Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal completa 107 anos
Notícias IF Farroupilha

Rede Federal completa 107 anos

Publicado em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 17h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 107 anos no dia de hoje (23). A data também celebra o Dia Nacional do Técnico Industrial. Além disso, desta sexta-feira até 27 de setembro, mil gestores de instituições de EPT brasileiras e de outros 16 países se reúnem em Vitória (ES).

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, convidou os servidores, através de e-mail, a “prestar homenagens aos 107 anos da nossa Rede Federal”. Ela também afirmou que há mais de um século os IFs, Cefets e o Colégio Pedro II “representam espaços qualificados de inclusão, cidadania, elevação da escolaridade e profissionalização para milhares de brasileiros”.

107 anos rede federal

Os gestores do IF Farroupilha participarão da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos de hoje até sexta-feira (27), em Vitória no Espírito Santo.

107 anos da Rede Federal

Os institutos federais integram a trajetória da educação profissional no Brasil, cujas atividades tiveram início em 23 de setembro de 1909, data de criação de 19 Escolas de Aprendizes e Artífices.

Após diversos processos de reordenamento, a Lei nº 11.892/2008 criou os IFs e instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, hoje composta por 38 Institutos Federais, dois Centros de Educação Tecnológica (Cefet) e o Colégio Pedro II.

Um milhão de estudantes na Rede Federal

A Rede Federal conta hoje com mais de 1 milhão de estudantes matriculados, mais de 20 mil projetos de pesquisa e extensão tecnológica catalogados nos 562 campi pelo Brasil, sendo que um terço dessas unidades são agrícolas. Projetos para pessoas com necessidades específicas, programas de inclusão de gênero como Mulheres Mil e Proeja são alguns exemplos dessa realidade.

A meta da Rede é a intensificação do trabalho com os cursos técnicos; a articulação com as redes municipais e estaduais de ensino, no sentido da qualificação dos quadros de professores, a ampliação da educação à Distância e a certificação de trabalhadores e o alcance de um milhão e meio de matrículas e triplicá-las, até 2022, para o atendimento ao Plano Nacional de Educação.

Congresso Internacional da Educação Profissional e Reditec

WCP 700x273

Aproximadamente mil gestores de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países estarão em Vitória (ES), entre hoje (23) e a próxima terça-feira (27), para participar de dois eventos que acontecem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).

A realização é do Conif, do WFCP e do MEC. A organização é do Instituto Federal do Espírito Santo. A programação completa pode ser vista no site do evento.

Texto produzido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com adaptações e modificações da Secretaria de Comunicação do IF Farroupilha. Leia a publicação original neste link.