Página inicial > Últimas Notícias > IFFar abre 200 vagas para cursos gratuitos a distância
Notícias IF Farroupilha

IFFar abre 200 vagas para cursos gratuitos a distância

Publicado em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 19h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha disponibiliza 200 vagas em 4 cursos a distância totalmente gratuitos e de curta duração. As inscrições vão de 02 a 15 de dezembro e devem ser feitas on-line.

Cursos FIC_2021_notícia.png

As vagas são ofertadas através da Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade à Distância e sem mediação para os cursos de Assistente Administrativo, Microempreendedor Individual, Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais e Programador de Dispositivos Móveis, sendo 50 vagas por curso.

A seleção será feita por ordem de inscrição e ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão do IFFar.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

São cursos de curta duração visando à capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional. Os cursos disponibilizados neste edital possuem carga horária de 160 a 200 horas.

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente on-line, no link de 02 a 15 de dezembro de 2021.

O candidato deverá selecionar um único curso. Caso o candidato se inscreva mais de 1 (um) curso, somente será válida a última inscrição realizada.

Como serão os cursos

O curso será realizado totalmente on-line e sem mediação de tutoria. O estudante selecionado receberá as informações de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem via e-mail informado no ato da inscrição.

As aulas dos cursos têm início em 15/01/2022 no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o estudante terá 4 meses para finalizar o curso.

Cursos e escolaridade mínima para participar

Assistente Administrativo – 50 vagas – 160 horas

Perfil Profissional: Executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas.  Atende  fornecedores e clientes. Fornece e recebe informações sobre produtos e serviços.  Trata documentos variados.

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Microempreendedor Individual (MEI) – 50 vagas – 160 horas

Perfil Profissional: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/ prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.  Compreende e utiliza o controle de caixa no dia a dia empresarial e domina o processo de formação de preços. Conhece os tributos relacionados aos pequenos negócios e os benefícios a que tem direito. Gerencia um pequeno negócio: planeja, organiza, controla e avalia as atividades de gestão de um pequeno negócio, de forma  inovadora, utilizando das  tecnologias disponíveis no mundo moderno, potencializando a sustentabilidade do seu negócio.

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo

Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais – 50 vagas – 200h

Perfil Profissional: Planeja, implanta e monitora unidade de produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.  Prepara o solo  e  substratos  para  plantio.  Propaga espécies e  realiza  manejo  e  tratamentos fitossanitários na produção. Colhe e aplica técnicas de beneficiamento. Auxilia na comercialização da produção. Atende a legislação vigente.

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Programador de Dispositivos Móveis – 50 vagas – 200h

Perfil Profissional: Codifica, desenvolve e realiza manutenção de programas para dispositivos móveis. Implementa rotinas especificadas em projetos e documenta as etapas do processo.

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Mais informações no edital 395/2021.