Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de formação inicial e continuada a distância têm início em janeiro
Notícias IF Farroupilha

Cursos de formação inicial e continuada a distância têm início em janeiro

Publicado em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 17h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Processo seletivo dos cursos FIC ofertou 200 vagas e teve mais de 2.500 inscrições. Devido à grande demanda, um novo processo seletivo deve ser realizado ainda neste semestre.

Cursos_FIC_2021_notícia.png

No dia 15 de janeiro, o IFFar deu início aos cursos de formação inicial e continuada (FIC) - modalidade Educação a Distância e sem mediação - no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A partir desta data, o aluno ou a aluna tem até 15 dias para realizar o primeiro acesso; caso contrário, será considerado(a) desistente e substituído(a) por outro(a) candidato(a). As informações de acesso foram enviadas para o e-mail informado no ato da inscrição.

O prazo para conclusão do curso é de 4 meses. Ao final, participantes que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 receberão certificado de conclusão emitido pelo IFFar.

Sobre os cursos

Cursos FIC são cursos de curta duração que visam à capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional. O processo seletivo simplificado dos cursos FIC, regido pelo Edital nº 395/2021, ofertou 200 vagas em 4 cursos e recebeu um total de 2.583 inscrições. O resultado final foi publicado no dia 20 de dezembro, por meio do Edital nº 420/2021. A seleção foi por ordem de inscrição.

Devido à grande procura por esse formato de curso, conforme a Diretoria de Educação a Distância do IFFar, será aberto um novo processo de seleção ainda no primeiro semestre de 2022.

Perfis profissionais dos cursos ofertados

Assistente Administrativo

• Perfil Profissional: Executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. Atende fornecedores e clientes. Fornece e recebe informações sobre produtos e serviços. Trata documentos variados.
  • Carga Horária: 160h

Curso de Microempreendedor Individual (MEI)

• Perfil Profissional: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/ prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes. Compreende e utiliza o controle de caixa no dia a dia empresarial e domina o processo de formação de preços. Conhece os tributos relacionados aos pequenos negócios e os benefícios a que tem direito. Gerencia um pequeno negócio: planeja, organiza, controla e avalia as atividades de gestão de um pequeno negócio, de forma inovadora, utilizando das tecnologias disponíveis no mundo moderno, potencializando a sustentabilidade do seu negócio.
  • Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo
  • Carga Horária: 160h

Curso de Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais

• Perfil Profissional: Planeja, implanta e monitora unidade de produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Prepara o solo e substratos para plantio. Propaga espécies e realiza manejo e tratamentos fitossanitários na produção. Colhe e aplica técnicas de beneficiamento. Auxilia na comercialização da produção. Atende a legislação vigente.
  • Carga Horária: 200h

Curso de Programador de Dispositivos Móveis

• Perfil Profissional: Codifica, desenvolve e realiza manutenção de programas para dispositivos móveis. Implementa rotinas especificadas em projetos e documenta as etapas do processo.
  • Carga Horária: 200h

Assunto(s):